Ir. Costante Sgaggero
15/02/1905 – † 15/08/1984Biografia
Terminado o período de formação, iniciou suas atividades na Itália, dedicando-se ao ensino, em Jardins de Infância. Chegando ao Brasil, em 1938, desempenhou atividades na área de saúde, na Casa de Saúde de Campinas/SP, por três anos e, em 1939, atuou como Superiora da Comunidade Religiosa, em diversos Hospitais: Poços de Caldas/MG, São João da Boa Vista/SP, Mococa/SP, Ribeirão Preto/SP, Andradina/SP e Adamantina/SP, terminando sua longa função de “servir” na Betânia, em Marília/SP. E aqui encontramos, num de seus escritos, dirigidos à Madre Provincial: “Quero, com esta, esclarecer o motivo de não poder continuar como Superiora. Primeiramente, agradeço às Superioras Maiores, toda confiança que depositaram na minha pessoa. Neste momento, sinto o dever de pedir demissão do cargo, porque me encontro esgotada, doente e nervosa. Há dias que não tenho vontade de abrir a boca. Reconheço que não estou agindo bem e que as Irmãs têm o direito de receber atenção da Superiora. Depois de 39 anos de cargo, quanta conta devo prestar a Deus!...”
Deixando a função de Superiora, passou a prestar auxílio no Asilo São Vicente, em Marília/SP. Nesse período foi acometida de grave enfermidade, devendo passar por uma cirurgia e, em fase de convalescença, recolheu-se à Betânia, em Marília. Um pouco recuperada, sentindo-se bem, ainda auxiliava na portaria da Casa. No dia da Assunção de Maria, enquanto se aguardava o início da Santa Missa, na Capela, caiu, já não dando mais sinal de vida. O Sagrado Coração de Jesus, a quem dedicou toda a sua vida, não lhe permitiu, sequer, sofrer agonia da morte. Levou-a, subitamente, para junto do Pai e de sua Mãe Santíssima, deixando as coirmãs sob o impacto da certeza da morte, porém, em tempo e de forma imprevisível.
Depoimentos
Irmã Palmira de Oliveira - “Morei com Ir. Costante, na Betânia. Exercia muito bem seu cargo de Superiora: era atenciosa, tratava bem as Irmãs e, sobretudo, era muito humilde. Possuía os dons do Conselho, Piedade, Entendimento. As virtudes, em que mais se destacava, eram: caridade, paciência, humildade, disponibilidade para o trabalho e obediência às Superioras. Bom caráter, mansa e amiga de todas. Partilhava a vida de oração na comunidade e, pelo seu exemplo, vivia a fraternidade. Propagava e expressava grande amor ao Coração de Jesus e ao Pe. Maximiliano Kolbe”.
Irmã Antonieta da Silva -“Morei com Ir. Constante, em São João da Boa Vista/SP. O que mais admirava nela era: a alegria, a bondade, a caridade, a delicadeza para com todos e ,sua vida de oração. Por sua natureza alegre, era muito estimada pelos médicos, enfermeiros e funcionários. Sua devoção principal era o Sagrado Coração de Jesus. Queria que a novena, em preparação à primeira sexta-feira, fosse feita, não só com as Irmãs, mas também com os doentes e participantes da missa. Na véspera, aconselhava a todos, a confissão sacramental”.
Ir. Virgínia Batista de Oliveira - “Irmã Costante: era caridosa, acolhedora, alegre, responsável e de vida de oração. Como Superiora tratava a todas com igualdade. Desempenhava seu cargo com responsabilidade”.