IR. GEMMA ACCETTOLA
25/08/1895 + 16/08/1944Biografia
Ir. Gemma era cândida e simples como uma criança. Salva do lamentável terremoto que, em janeiro de 1915, atingiu quase toda sua cidade natal, vitimando, também a mãe que amava com terníssimo afeto, entrou na Congregação, onde passou sua edificante existência, marcada por uma constante alegria.
Num de seus escritos assim dizia: “... com muita alegria, soube, por meio da boa Madre que, nas novas Constituições, após dois anos de votos anuais, pode-se fazer os votos perpétuos. Imagine a senhora qual não foi a minha surpresa ao constatar que também eu poderei preparar-me para a solene e desejada entrega, perpetuamente, ao Sumo Bem. Certamente, olhando os meus merecimentos, não poderia aspirar a tanto, mas Jesus, que é tão bom, suprirá minha pequenez, tendo em vista meu ardente desejo. E a senhora, boa Madre, não quererá satisfazer-me? Não quererá dizer-me um ‘sim’? Aquele ‘sim’ a que tanto aspiro? ... 26.02.26. ”
Acometida de um câncer no estômago, não se perturbou, mas continuou amorosa e solícita, ensinando bordado, cativando a amizade e a estima das alunas e de quantos dela se aproximavam.
Sua morte, ocorrida aos 59 anos de idade, e 24 de vida religiosa, deixou-nos uma suave, profunda e saudosa recordação.
Depoimentos
Ir. Leônia Cavassin. Conheci Ir. Gemma em Curitiba, quando eu era juvenista. Irmã amiga, zelosa, queria ver-nos todas Apóstolas do Coração de Jesus. Sabia valorizar os nossos trabalhos. Era muito prendada: desenhava e bordava muito bem. Ensinava tudo o que sabia, sem interesses particulares ou egoístas. São essas as lembranças que guardo dessa querida Apóstola do Sagrado Coração de Jesus.
Ir. Elvira Natalina Nichele – Convivi com a santa Irmã no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Curitiba. Era professora de bordado, pintura e trabalhos manuais. Suas atitudes e exemplos de virtude podem se resumir: “Era uma anjo de bondade”, amável com todos, muito paciente e junto dela aprendia-se também cultivar a fé, o amor ao Coração de Jesus e a Virgem Santíssima. Guardo bem a lembrança de sua humildade e expressões dos seus exemplos de autêntica e santa missionária.
Comunidade de Nova Esperança - Irmã Gemma era exímia mestra de bordado; de paciência invejável, caridosa, mansa e muito alegre.