Ir. Albertina Cagliari
15/08/1913 – † 14/02/1997Biografia
Ir. Albertina, de caráter forte, firme em suas decisões, aberta, franca, leal, espontânea, paciente, soube modelar sua vida na caridade do Coração de Jesus. Sua vida foi de inteira dedicação, num serviço alegre e disponível, testemunhando grande amor ao Coração de Jesus e a vivência do carisma, como filha de Madre Clélia.
Professora de francês, que havia aprendido, na convivência com as Religiosas de São José, Apóstola educadora, dedicada, atenciosa com os alunos, compreensiva, carinhosa e afetiva. Nutria sentimentos nobres no trato com as pessoas.
Exerceu a missão de professora, de
Rezava muito pela Igreja, pelo Instituto, pelas Irmãs, pelas famílias e, de modo especial, pela sua família; as contas do terço deslizavam em seus dedos e seu coração permanecia em sintonia com Maria; não deixava de rezar a coroinha pelas almas do purgatório. Nos seus últimos anos, na Casa São José, aproveitava o tempo para elevar suas preces aos céus: Nossa Senhora da Luz, preservai nossa família e nossa pátria, de todos os males.
Morreu dormindo, acometida por um enfarto do miocárdio. Acordou no céu, assim como pedia a Nossa Senhora, todos os dias, na oração que fazia: “Virgem da boa morte, concede-me a graça de gozar a imensa sorte de ter na última hora um olhar teu. E quando minha alma entrar na agonia, descanse nos teus braços, ó Maria e acorde só no céu.”
O que fez aqui na terra continua fazendo na eternidade. Encontramos em suas anotações de retiros alguns pensamentos, que nos fazem ver a beleza de sua alma:
- Só quem passa pelo gelo da dor, chega ao ...
- O outro é o nosso lugar...
- Quando a mulher é portadora de Deus, como Maria, torna-se o coração da humanidade.
- Se eu não olhar o meu irmão com o olhar de Jesus, meu olho será mau indício do amor.
- A Cruz é ocupada por Cristo só de um lado...