IR. IMELDE PAVONE

IR. IMELDE PAVONE

14/12/1897 + 13/09/1990 -------------------------

Biografia

Uma fé profunda, alimentada na piedade, no amor a Jesus Sacramentado, na oração e na fidelidade à Consagração, como Apóstola do Coração de Jesus, foi o testemunho de vida, que Irmã Imelde nos deixou.

 

Como enfermeira, costureira e roupeira, trabalhou em diversas Casas, no Estado de São Paulo: Asilos, em Mococa, Bauru e Marília; Educandário Anita Costa de Bauru; e nas  Santas Casas de Birigui, Andradina e Mococa. Num de seus apontamentos diz ter sofrido muito com o fechamento da Santa Casa de Birigui e Andradina, pois gostava muito da missão, nos dois lugares.

 

O testemunho das Irmãs que a conheceram e conviveram com ela é uma exaltação de sua fé, amor e espírito de doação. Era uma pessoa atenta às mínimas necessidades dos doentes para servi-los, vendo neles o Senhor, a quem doara sua vida. Equilibrada, disponível, atenta e delicada, sabia conjugar muito bem a oração e o trabalho, pois era junto a Jesus na Eucaristia que encontrava a força e a disponibilidade para o serviço.

 

No final de 1973, foi para a Betânia das Apóstolas, onde esteve até o momento de entregar sua vida a Deus. Foi colhida, quase de surpresa. Um infarto agudo do miocárdio fez parar aquele coração que pulsou de amor a Deus e aos irmãos. Contava 93 anos de idade e 78 de vida religiosa. Deus, na sua infinita misericórdia, que a amou com amor terno e paterno, acolheu-a na celeste morada e lhe deu o prêmio merecido pelo seu intenso serviço aos irmãos, pelo seu silêncio operante, pela oração e união com Ele, na fidelidade à sua consagração.

 

Depoimento

 

Irmã Lourença Ferres - “Conheci Irmã Imelde, no Educandário de Bauru. Cuidava das órfãs. Possuía o Dom de amar os outros com coração de mãe. As virtudes que mais a destacavam foram: humildade, bondade e acolhimento. Amava o Coração de Jesus e procurava transmitir esse amor às crianças. Era calma e serena. Prudente e equilibrada. Sabia corrigir com amor.