IR. AUGUSTA FERREIRA

IR. AUGUSTA FERREIRA

16/07/1920 + 14/09/2006 -------------------------

Biografia

ITINERÁRIO

 

ANO   COMUNIDADE                        CIDADE

1951   Colégio                                          Nova Araçá/RS

1957   Colégio S. Coração de Jesus         Curitiba

1972   Creche Madre Clélia                     Bauru

1974   Colégio S. Coração de Jesus         Marília

1983   Lar dos Velhinhos Dr Barreto       Mococa

1986   Colégio São José                           Bauru

1993   Comunidade Rosa Mística            Águas da Prata

1994   Comunidade de Nazaré                 ASSISO  Campos do Jordão

2000   Betânia das Apóstolas                   Marília

 

Irmã Catarina Gardin contou à Superiora da casa, Irmã Claudimira Merino Miranda que oito dias antes de Irmã Augusta falecer, ela foi ao quarto dela e perguntou-lhe: Irmã Augusta, você não se cansa de ficar sempre no quarto sem conversar com ninguém? Ela respondeu: “Aqui não é o meu quarto, é o Cenáculo de Jesus”. Várias Irmãs que conviveram com Irmã Augusta disseram que ela foi sempre muito delicada, acolhedora, sorridente, simples e muito generosa.

 

Lendo algumas anotações suas sobre oração, percebe-se que foi uma pessoa que amou muito a vocação e que tentou correspondê-la através da sua alegria, doação e, sobretudo, através de seu íntimo diálogo com Jesus e Maria Santíssima. Foi uma mulher de fé, que soube se colocar nas mãos do Coração de Jesus diante das dificuldades da vida sem jamais dizer basta. Nos últimos dias não podendo mais trabalhar dedicou-se inteiramente ao Apostolado do Terço, propagando a oração do terço, a devoção a Maria Santíssima e ensinando as pessoas a rezarem de modo particular, os funcionários com quem mantinha contatos mais frequentes.

 

Terminou as anotações de seu último retiro escrevendo: “Encerrando este retiro, vivenciamos a humildade de Maria Santíssima no seu hino de alegria, o Magnificat. Realmente a Palavra de Deus é nosso tudo: força, alegria, esperança, etc”. Irmã Maria Augusta gostava muito de música e escreveu que através do canto ela se eleva a Deus. Ela foi uma pessoa que soube viver serenamente e ser feliz através das pequenas coisas que a vida cotidiana lhe oferecia como dom de Deus. Com certeza temos mais uma Apóstola no Céu a interceder por nós junto ao Coração de Jesus e de Madre Clélia. Rezemos pelo seu descanso eterno.

 

Irmã Augusta desempenhou atividades várias: Professora Primária, costureira e responsável por lavanderia, recepcionista e realizou também serviços domésticos.