IR. IMELDE BERTOLIN

IR. IMELDE BERTOLIN

01/05/1905 + 05/01/1992 -------------------------

Biografia

Ir. Imeldes iniciou suas atividades no Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Curitiba, como professora primária. Em 1931, foi para o Colégio Imaculada Conceição, no bairro de Santa Felicidade e em 1955, para a Escola Mater Amábilis, em Nova Araçá/RS, sempre como professora. Em 1962 foi para a Escola Sagrado Coração de Jesus, em Nova Esperança/PR, como catequista e Mestra das aspirantes. Em todos os lugares por onde passou, deixou marcas profundas no coração das crianças e, hoje, adultos, recordam–na com carinho, gratidão e saudades. Tinha um carisma todo especial para cativar  a todos pelo modo alegre, carinhoso e simples de ser. Empenhou-se muito na pastoral vocacional. O sorriso era uma constante em sua vida, acolhendo a todos com alegria e festa. Sua passagem entre nós foi uma bênção.

Em 1979, já com 74 anos, foi para a Betânia das Apóstolas, em Marília/SP e lá permaneceu até a morte.

 

Transcrevemos um trecho de carta enviada a uma coirmã, no dia 18/5/87 “...nas horas de adoração, que delicioso ver e escutar tantas Apóstolas adoradoras! Já são cinco anos que não visito a família só para não perder as horas de adoração. Você já pensou... adorá-Lo na terra para, depois, adorá-Lo eternamente no céu?! Bendita Madre Clélia, que quis casas de adoração! Aqui se reza sempre, pelas Irmãs que estão trabalhando, para a glória do Coração de Jesus, pelos pecadores, pela Igreja, Superioras, clero, vocações, etc....”

 

E a outra Irmã disse: “A minha principal atividade foi a catequese em nossas Escolas e nos Grupos Escolares - de dia para as crianças e de noite para adultos; para as alunas dos abrigos e para os japoneses. Procurei incentivar e acompanhar a vocação religiosa e sacerdotal. Agora sou uma simples adoradora, na Betânia e sou feliz”.

 

Ir. Imeldes estava pronta para o céu. Passou os últimos 20 dias de sua vida, crucificada, na UTI da Santa Casa de Marília, sofrendo muito, sem queixas, sempre consciente e oferecendo tudo a Jesus por muitas intenções. Viveu na simplicidade, entregando sua bela alma, nas mãos do Pai, aos 88 anos de idade e 70 de vida religiosa.

O Senhor lhe dê o prêmio da eterna glória. Agora ela será perene adoradora e intercederá por nós, que aqui ficamos.

 

Depoimento

 

Irmã Maria Luiza Lucca - “Quero confirmar tudo o que foi dito, a respeito de Irmã Imeldes. Foi minha professora e catequista.  Tenho muito presente o dia da minha Primeira Eucaristia. No momento em que passei por ela, ao entrar na Igreja (éramos 100 crianças), ela sussurrou-me ao ouvido: ‘Mariazinha, quando Jesus estiver no seu coração, peça-lhe a graça da vocação religiosa’.  Hoje, eu agradeço à Irmã Imeldes essa feliz mediação”.