IR. MARIA JOSÉ NOGUEIRA
22/01/1920 + 09/02/1997Biografia
Ir. Maria José, “Zéca”, como muitos a chamavam, era professora, e sempre atuou na área educacional. Prendada de dotes especiais, prestava serviços em qualquer área; mas, quando se encontrava diante de um piano, sua alma transbordava para o mundo da alegria, do louvor. Sua alegria contagiante e sua preocupação pelo crescimento do Instituto foram programas que marcaram sua existência.
Ir. Maria José exerceu atividades em vários Colégios e por onde passou, deixou impresso seu espírito da alegria e da doação. Passou pelos Colégios de: Cafelândia,SP, Bauru,SP, Marília,SP, Araçatuba,SP, Adamantina,SP, Espírito Santo do Pinhal,SP, Itumbiara,GO, exercendo as funções de professora, diretora, orientadora educacional, orientadora pedagógica.
Vítima do trágico acidente, ocorrido a
“Caríssima Madre Geral, na alegria dos inúmeros benefícios, da feliz graça de ser esposa do Senhor, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, dos dons espirituais do Divino Espírito Santo, da incalculável proteção amorosa e maternal da Mãe do Céu e da graça da minha mãe que me criou, dando-me formação espiritual e moral, é que eu vivi esta passagem dos 50 anos de esposa do Senhor, filha de Madre Clélia. Quero lhe agradecer, com carinho, sua participação nisto, acentuando a unidade, o amor fraterno e sua missão de mãe de todas nós. Madre Clélia permaneceu conosco, como sempre faz, intercedendo ao Pai por todas nós. A todas as coirmãs, que viveram comigo este Jubileu, meu agradecimento e minha alegria. A filha saudosa, Ir. Maria José”.
Ir. Maria José deixou para seus ex-alunos a marca do poder da oração e o exemplo de fidelidade e amor a Jesus, que jamais abandona quem nele confia.
Contava 77 anos de idade e 50 de vida religiosa. Seu corpo foi sepultado na cidade de Araçatuba,SP, no túmulo das Apóstolas. As homenagens, recebidas antes do seu sepultamento, retratam sua vida e missão.
Depoimentos
Ir. Leônia Cavassin - Morei com Ir. Maria José, em Birigui. Era caridosa, dinâmica, serviçal, atenciosa. Cuidava dos pobres e procurava promovê-los. Virtudes que mais a destacavam: piedade, sacrifício, alegria, responsabilidade. Nela não existia tempo ruim. Vivia para ajudar os pobres e pessoas que a procuravam por motivos financeiros e espirituais. Gostava de expor suas idéias e problemas, em comunidade. Com as coirmãs muita atenção e caridade. Suas devoções particulares: O Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e Jesus Crucificado. Grande amor ao Instituto. Amava Madre Clélia e dela falava frequentemente. Era Apóstola no verdadeiro sentido.
Ir. Verônica Luiza Ceschin - Ir. Maria J. Nogueira era robusta e morena. Ensinava língua portuguesa, aritmética às Irmãs. Quando morou em Cafelândia em 1949, dedicava-se com zelo a ensinar o português para a Ir. Carmela Mascheretti, recém-chegada da Itália para assumir a função de Mestra das juvenistas em substituição a Ir. Conceição Petinatti. Era caridosa.