IR. DELURDS VENDRAMIN

IR. DELURDS VENDRAMIN

20/07/1925 + 13/07/2016 -------------------------

Biografia

Às 13h30 do dia 13 de julho de 2016 Ir. Delurdes Vendramin deu o adeus a esta vida terrena e partiu para a eterna vida junto a Deus que recompensou seu longo trabalho a serviço dos doentes em diversos Hospitais e Santas Casas.

 

“Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 1,11). Certamente, ao longo da vida, Ir. Delurds viveu estas palavras da Sagrada Escritura. Tinha a certeza de que na morte, Deus chama a pessoa para junto de si. É por isso que ela e todos nós podemos sentir, em relação à morte, um desejo semelhante ao de São Paulo: “O meu desejo é partir e ir estar com Cristo” (Fl 1,23); e podemos transformar a própria morte em um ato de obediência e de amor ao Pai, a exemplo de Cristo: “Meu desejo terrestre foi crucificado; (...) há em mim uma água viva que murmura e que diz dentro de mim: ‘Vem para o Pai’. Quero ver a Deus, e para vê-lo é preciso morrer. Eu não morro, entro na vida”. Ir. Delurds enrou na VIDA – o próprio Deus.

 

Foi uma Apóstola incansável e dedicada à missão junto aos doentes. Este foi o seu itinerário:

Data

Local

Atividade

1940

São Paulo/SP

Postulado

1941

São Paulo/SP

Ano Canônico do Noviciado

1942

Ribeirão Preto/SP

Ano Prático do Noviciado, Santa Casa: Farmácia, Secretaria e Estudante na Faculdade de Enfermagem

1952

 

Araraquara/SP

Santa Casa: Secretaria e organização da Farmácia

Enfermeira, Diretora – Abriu a Escola de Auxiliar de Enfermagem

1961

1969

São Paulo/SP

Hospital Matarazzo: Enfermeira em Obstetrícia e Estudante de Administração Hospitalar

1970

Poços de Caldas/MG

Abertura e Responsável da Escola de Auxiliar de Enfermagem Dom Bosco. Estudante de Pedagogia

1972

Jaú/SP

Enfermeira em Obstetrícia

1973

São Paulo/SP

Supervisora da Escola de Enfermagem Maria Pia Matarazzo

1974

Ribeirão Preto/SP

Santa Casa: Unidade dos Doentes Particulares

1975

São Paulo/SP

Hospital Matarazzo: Professora na Escola de Auxiliar de Enfermagem: Educação em serviço

1980

São Paulo/SP

Hospital Nossa Senhora das Graças – Responsável pelo Serviço de Enfermagem

1982

Campos do Jordão/SP

ASSISO e Hospital Bandeira Paulista (BPCT): Enfermagem

1990

Poços de Caldas/MG

Santa Casa: Pastoral da Saúde

1991

Tapiratiba/SP

Hospital São Lucas: Responsável e Chefe de Enfermagem

1992

Marília/SP

Santa Casa: Diretora da Escola de Enfermagem

1999

Tapiratiba/SP

Hospital São Lucas: Pastoral da saúde

2004

Marília/SP

Betânia das Apóstolas: Tratamento de saúde

 

Passou os seus doze últimos anos na Betânia das Apóstolas em Marília em contínuo tratamento de saúde. Aproveitou esta oportunidade para momentos fortes junto a Jesus Eucarístico como Apóstola adoradora oferecendo sua vida pelas necessidades da Igreja, do Instituto e pelos mais necessitados, os pequeninos e amados do Coração de Jesus. Teve tempo para rever sua caminhada de Apóstola e entrar em íntima união com o Senhor, seu divino esposo, e preparar-se para as núpcias eternas.

 

Nas suas anotações de retiros e de colóquios com Jesus encontramos estas orações: “Jesus Menino, enxuga as lágrimas das crianças, acaricia o doente e o ancião, impulsiona os homens a depor as armas e a unir-se em um abraço de paz universal. És tu, divino Menino Jesus que nos salvas e libertas do pecado. Tu és o verdadeiro e único Salvador que a humanidade sempre busca. Deus de paz, dom de paz para a humanidade. Vem viver no coração de cada pessoa e de cada família. Tu és a nossa Paz e a nossa alegria. Amém”. Era muito devota de São Pio de Pietralcina. No dia 12 de fevereiro de 2012 escreveu: “Aprender de São Pio também a se confessar sempre. Renovar as promessas do Batismo e preocupar-se para procurar alguém que reze por nós depois da nossa morte. São Pio, ajude-me a melhorar e a ser sempre mais aceita por Deus”. Depois acrescentou: “Não adianta deixar escrito, mas é preciso que o que se escreve se torne vida”.

 

No dia 14, após a Santa Missa às 10h00 na Capela da Betânia, com a presença de parentes, Apóstolas e jovens formandas, Ir. Delurds foi sepultada no Cemitério da Saudade em Marília/SP. A ela nossa oração para que desfrute das alegrias do céu junto à Trindade Santa, a Nossa Senhora, a Madre Clélia e a todas as Apóstolas que estão na eterna morada junto a Deus. Descanse em paz, querida Irmã Delurds.