IR. ÁUREA CREMASCO

IR. ÁUREA CREMASCO

20/09/1927 + 13/10/2022 -------------------------

Biografia

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisso?” (Jo 11, 25-26)

Na Ressurreição de Jesus encontramos o verdadeiro significado para nossas vidas, a morte se transformou em vida nova! Deus prova que o amor e a vida são eternos!


Seu itinerário como Apóstola:

Período-Comunidade-Ofícios

30/01/1950 - Colégio São José - Bauru/SP - Costura, Roupa e  Internato

01/01/1964 - Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília/SP - Costura, Rouparia e  Cuidar da roupa do Sr. Bispo

01/01/1965 - Lar Universitário - Bauru/SP - Costura, Rouparia e Vigilância

04/10/1970 - Universidade do Sagrado Coração (USC) Bauru/SP - Manutenção do Prédio e  costura

01/01/1975 - Colégio Divino Espírito Santo - Espírito Santo do Pinhal/SP - Estudante da Natureza e Diversos

01/01/1976 - Lar Universitário - Bauru/SP - Estudante da Natureza e Diversos

01/01/1978 - Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP - Estudante da Natureza e Diversos

01/01/1983 - Comunidade das Apóstolas - Águas da Prata/SP-Vice - Superiora e Costura

01/01/1991 - Casa Provincial - São Paulo/SP - Costura

02/02/1998 - Escola Força do Povo - Maputo - Moçambique - Serviços Gerais

01/01/1999 - Casa Provincial - São Paulo/SP - Costura

04/04/2007 - Col. Divino Espírito Santo - Espírito Santo do Pinhal/SP - Costura

01/01/2013 - Comunidade das Apóstolas - Águas da Prata/SP - Trattamento de saúde e atividades na casa

 

Testemunhos:

 Que o Senhor a recompense por sua vida consagrada, dedicada ao Senhor a serviço do povo. Gratidão pelo seu amor ao nosso Instituto e pelo talento na costura, com que tanto nos ajudou e também a tantas outras pessoas. Que o Senhor a receba na glória eterna, juntamente com nossa Fundadora a Bem-aventurada Clélia Merloni.


 (Ir. Eugenia Maria da Silva)

Convivi com Ir. Áurea em São Paulo. Irmã dedicada à costura dos hábitos das Irmãs. mulher de oração e sempre alegre. Que o Coração de Jesus acolha em seu Reino e a recompense por tudo que foi e fez aqui na terra. É uma grande intercessora e modelo de fidelidade para todos. 


(Carmem Pedroso)

Ir. Áurea Cremasco foi uma Apóstola do Sagrado Coração de Jesus que viveu plenamente sua consagração religiosa com esmero e dedicação. Era, como desejava nossa amada Fundadora Bem-Aventurada Clélia Merloni, uma Irmã caridosa, sempre voltada para as necessidades das demais Irmãs com quem vivia. Suas atenções para cada uma eram admiráveis. Prestativa e atenciosa pensava e agia conforme notava nas pessoas que dela se aproximavam. 

Ir. Áurea era cuidadosa de sua vida espiritual, dedicando-se às orações pessoais e comunitárias, às leituras e solicitações que normalmente provinham dos Superiores para sua formação e santidade.  

Dedicou-se a vários serviços nas comunidades onde morou, prestando-se, especialmente, a preparar para as Irmãs o hábito religioso, que o fazia com maestria e perfeição. E, certamente, com muito amor. Mantinha a relação dos dados físicos de cada Irmã para necessidades futuras.

E, igualmente, Ir. Áurea cuidava muito bem dos vários setores dos ambientes onde as Irmãs moravam e se prestava a acompanhar muitas pequenas reformas que se apresentavam necessárias.

Uma característica muito notada por muitos que a conheceram, e até mesmo por leigos que tiveram contato com ela, era sua admirável memória.

Ir. Áurea procurou fazer sempre o bem a todos, vivendo sua vida de Consagrada como Apóstola até o último momento quando pronunciou sua entrega nas mãos amorosas de Deus.   


(Ir. Maria Elvira Milani)

Conheci Irmã Áurea na década de 1980 quando passou um tempo na Santa Casa de Casa Branca/SP e depois a reencontrei no ano de 2017 em Águas da Prata/SP. Nas visitas que fazia para ela, admirava sua memória privilegiada e era muito interessante conversar com ela e a Irmã Eugênia Pellanda (que também foi para o céu este ano) sobre o crescimento das atividades das Apóstolas dos anos 1940 até os dias atuais. As duas, apesar dos 90 anos, lembravam fatos com precisão de mês e ano (Irmã Eugênia na área Hospitalar e Irmã Áurea na área da Educação).

Ela me disse que na sua adolescência  e com pouco estudo, pretendia ingressar nas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, mas Dom Barreto (Bispo de Campinas e Fundador da Congregação) a encaminhou a um diretor espiritual (Padre Luiz Maria Fernandes, Estigmatino) que  conhecendo a jovem filha de imigrantes italianos a direcionou para as Irmãs Apóstolas que trabalhavam na Casa de Saúde de Campinas ( na época chamada Circolo Italiani Uniti).

Com que alegria ela contava quanto costurou no internato do Colégio São José de Bauru/SP e sobre as dificuldades no início do atual Unisagrado, pois quando chovia forte faltava energia elétrica e era necessário acender lampiões a gás para continuar as aulas.

Minha admiração foi a maneira como ela pavimentou sua pequena via para o céu: com linha, agulha, tecidos e máquina de costura no silêncio, no escondimento e na disponibilidade às necessidades das Irmãs. 

O Diácono Fernando Antônio de Siqueira (grande amigo das Apóstolas, falecido em 2021 vítima do covid) lembrava da dedicação com que a Irmã Áurea cuidou da Irmã Berckmans Zuchetto durante sua longa enfermidade do câncer (isso em Águas da Prata no ano 1970).

Deus chama todos nós para sermos santos e a Irmã Áurea respondeu e buscou à santidade nos 71 anos de Vida Religiosa e 95 de idade de maneira simples e acessível nas tarefas simples do cotidiano.

Com certeza temos mais uma intercessora no céu!!!


(Luiz Renato - Casa Branca/SP)

Por onde Ir. Áurea Cremasco passou, levou a ternura do Coração de Jesus.  


Somos chamados ao amor, à caridade. E essa é a nossa vocação mais alta, a nossa vocação por excelência; e a essa está ligada também a alegria da esperança cristã. Quem ama tem a alegria da esperança, de chegar a encontrar o grande amor que é o Senhor!

Na certeza de que junto de nossa querida e amada Fundadora, a Bem-aventurada Clélia Merloni, já se encontra a Ir. Áurea Cremasco em adoração ao Coração de Jesus, suplicamos que também ore por nós.

Descanse em paz, querida Ir. Áurea.