Ir. Brigida Florio

Ir. Brigida Florio

31/01/1871 – † 28/04/1967 -------------------------

Biografia

 

Boníssima, calma e trabalhadora. Foi superiora na Santa Casa de Mococa/SP, de 1938 a 43, e depois, transferida para Cafelândia/SP, como primeira Superiora da Casa de Repouso – Betânia. À Irmã Brígida foi confiado o cuidado do Pensionato “Santa Mônica” em São Paulo com outras duas Irmãs que faziam parte da Comunidade. Encontrou no pensionato penosa jornada jamais imaginada. Ir. Brígida muito calma e prudente conversou com as senhoras responsáveis pela casa; e não encontrou resposta que esperava. Após quatro meses de árduos e penosos dias, Ir. Brígida e suas coirmãs deixaram o pensionato. Em Poços de Calas, Ir. Brígida assumiu a Comunidade Religiosa constituída de cinco Irmãs para os cuidados dos doentes e de outros departamentos da Santa casa. Aos doentes não faltavam os desvelos de todos que se propuseram direta ou indiretamente cuidar deles, contribuindo, de alguma forma, para o seu restabelecimento. Foi também Superiora em Botucatu, de 1926 a 27 na Santa Casa, e na Santa Casa de Mococa em 1938 a 43. Em São João da Boa Vista, esteve na Casa da Criança em 1947. Sua última experiência de Superiora foi na casa de repouso em Cafelândia, na Betânia; além dos cuidados às enfermas e alquebradas pela idade avançada, Ir. Brígida se esmerou no atendimento às Irmãs que a procuravam para as quais tinha uma afeição especial. Sempre foi edificante, especialmente pelo seu espírito de oração.  Para as Irmãs, que a procuravam, tinha sempre uma palavra de encorajamento para perseverar na vocação e no amor de Jesus.

Morreu, depois da santa comunhão e as Irmãs que a assistiram ficaram impressionadas pela sua piedade nos momentos extremos. Tinha 85 anos de idade e 63 de vida religiosa.

“Durante os anos e que estive no Juvenato, testemunha Ir. Brígida Campos Cunha, foi sempre superiora da Betânia. Era uma pessoa muito calma, parecia uma grande mãe para as Irmãs idosas. Podíamos vê-la sempre nos momentos de recreio das Irmãs, após o jantar, na frente da Casa, na Capela, quando participávamos da Bênção do Santíssimo e da Santa Miss.