IR. ANNA BARBIERI

IR. ANNA BARBIERI

16/05/1927 + 20/08/2021 -------------------------

Biografia

Às 20h45 do dia 20 de agosto de 2021, na Betânia em Marília/SP, Irmã Anna Barbieri partiu para o céu, retornou à Casa do Pai. Nossas preces se dirigem a Deus agradecendo a vida de doação e testemunho de nossa querida Irmã Celeste, consagrada por Deus a serviço da Igreja e da humanidade.

 

Seu itinerário como Apóstola:

Período     Comunidade      Ofício

1952 - Noviciado - São Paulo/SP - Costureira

1954 - Orfanato - Bauru/SP - Rouparia e Costureira

1958 - Noviciado - São Paulo/SP - Aux. Noviciado

1966 - Noviciado – Espírito Santo do Pinhal/SP - Aux. Noviciado

1971 - Colégio de Aparecida/SP - Costureira e Pastoral

1974 - Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Paulo/SP - Ajudante Geral e Costureira

1982 - Assist. Social Coração de Jesus - Campos do Jordão/SP - Superiora Local

1991 - Centro Vocacional S. Cor. de Jesus - Castanhal/PA - Administração da casa

1996 - Colégio Diocesano – Itumbiara/GO Coordenadora Cozinha

2000 - Comunidade Madre Clélia – Goiânia/GO - Serviços Gerais

2005 - Santa Casa e Saúde Solidária – Araçatuba/SP - Cozinha e Serviços Gerais, Coord. Funcionários da Casa

2010 - Betânia Caritas Christi (Marilia) - Costureira, Recepção aos visitantes, Trabalhos Manuais e Apóstola Adoradora
 

“A alegria e a consolação são o nosso respiro de cristãos. Que o Espírito Santo nos dê sempre esta paz interior, aquela alegria que nasce da recordação da nossa salvação, da nossa regeneração e da esperança naquilo que o futuro reserva. Por este motivo, peçamos ao Espírito Santo que nos dê a alegria, que nos dê a consolação, pelo menos no primeiro grau: a paz! Devemos estar cientes de que ser homem e mulher de alegria, significa ser homem e mulher de paz e de consolação: que o Espírito Santo nos doe isto! Amém”. (Papa Francisco)


Testemunhos:

(Irmã Terezinha Vaz, IASCJ) - Ir. Anna não mediu esforços para viver na radicalidade o Carisma de Madre Clélia. Na simplicidade e humildade viveu a santidade expressa na alegria, fervor e doação. Com certeza enfrentou muitos desafios, mas se deixou moldar pelas mãos do Mestre. Ir. Anna foi como uma árvore, não se alimentou dos frutos, nem desfrutou das sombras, mas viveu como as raízes, as escondidas, com isso teve uma vida longa, pois, quando se pensa no outro, as energias se renovam. Assim foi essa alma humana, amou sem reservas suas coirmãs; não tinha hora, dia, noite para fazer o bem. Foi uma Apóstola de conversão diária, permitindo que o Coração de Jesus trabalhasse no seu interior.

Sou grata por ter conhecido essa mulher consagrada. Ela foi uma dádiva em minha vida. Seu zelo e amor eram profundos pelo Coração de Jesus, Madre Clélia e Maria, lia e relia as Palavras da Madre, escrevia, do seu jeito, para melhor gravar e viver. Assim foi Ir. Anna em minha vida e na comunidade de Itumbiara/GO.

(Ir. Davina Rodrigues) “Ama-se a Deus porque todos os bens se encontram Nele” (M. Clélia) Obrigada Ir. Anna, pela delicada e generosa presença. Seu testemunho de vida de Apóstola zelosa será lembrado para sempre. Gratidão por tudo. Descanse em paz. Que Deus a acolha e lhe dê o descanso eterno. Sou grata a Deus por ter colocado esta querida Irmã na minha vida como auxiliar da Madre Mestra desde o Postulantado. Foi sempre testemunho de amor, de silêncio, de humildade e simplicidade.

(Ir. Maria Angélica Otre) - Ir. Anna foi para o céu de "sapato e tudo" como fala o dito popular. Na simplicidade, soube servir com muita humildade e disponibilidade. Foi minha vice mestra em Pinhal. Que Deus a acolha e lhe dê o prêmio eterno e conforte os corações dos familiares. Temos muitas Irmãs Santas, não porque já se foram, mas porque as sementes boas sob a terra fértil e ensolarada, despontaram revestidas de humildade, servindo a todos, sem exceção, com paciência, fé e muito amor na caridade. Nos deixaram um nobre e lindo testemunho. Deus seja louvado!

(Ir. Olívia Maria Novaes) - Na certeza de que junto de nossa querida Mãe Maria e de Madre Clélia já se encontra a Ir. Anna em adoração ao Coração de Jesus, suplicamos que também ore por nós.  Descanse em paz, querida Ir. Anna.