Ir. Angelica Mazzarotto

Ir. Angelica Mazzarotto

11/08/1906 – † 06/04/1983 -------------------------

Biografia

Irmã Angélica, figura exemplar, profunda. Nutria grande amor à Eucaristia, parecia entrar em êxtase quando estava diante do Sacrário. Nos momentos livres e em alguns roubados ao trabalho, fazia frequentes visitas a Jesus Hóstia, para estar a sós com o seu amigo. Amava às vocacionadas. Quantas preces, quantos sacrifícios em favor das jovens chamadas à vida consagrada, para que fossem fiéis e perseverantes. Era de obediência pronta e alegre, apesar das dificuldades encontradas em seu caminho. O sorriso a acompanhava e transparecia em seu semblante. A caridade foi marcante em sua vida. Este exemplo grita muito mais alto do que suas palavras. Seguiu, à risca, o preceito do Mestre. E que dizer do seu silêncio? Seria ofuscar a beleza de sua alma, imersa em Deus, se quiséssemos traduzir os colóquios íntimos, profundos com seu Jesus, em todos os momentos do dia. Sua pessoa e seus exemplos marcam, com caracteres profundos e indeléveis, sua figura de religiosa, de Apóstola, nas páginas da história de nosso Instituto, para as gerações futuras.

Faleceu numa quarta-feira, dedicada a São José, a quem dedicava uma devoção particular, aos 77 anos de idade e 60 de vida religiosa.

Depoimentos

Depoente não identificado - O seu nome já traduz o temperamento que Deus lhe concedeu como criatura predestinada ao bem. Era de um verdadeiro anjo a sua presença entre as Irmãs. Sua fala era melíflua, sua voz suave, sua presença de paz. Não se ouvia sua voz para se queixar nem criticar algum fato ou pessoa. As Irmãs tinham onde se espelhar ao lado dela tão respeitosa era. Foi a professora calma, silenciosa que passava conhecimentos com a sua presença serena, paciente, repetindo quantas vezes fosse necessário para atender às curiosidades das crianças. A sua turma. Era como a professora, estudiosa, prestimosa, calma, atenta, cumpridora de suas tarefas. Na sala de comunidade, à noite, sua carteirinha estava sempre repleta de pilhas de cadernos para serem corrigidos, anotando neles, de cada aluna, o seu erro e seu acerto com um MUITO BEM! CONTINUE. Não havia família descontente com a maneira de ensinar de Ir. Angélica.

No final do ano era aquela alegria. Não só para ela, mas para todas as alunas e para os pais que lhe traziam algum presente, gratos por tudo o que havia feito por sua filha. Passou por nós e quase não foi percebida pela sua humildade e vida escondida.

Ir. Fulvia Perin - Ir. Angélica pertencia a uma família profundamente católica, contando com significativas presenças de religiosos: dois irmãos Bispos, dois sacerdotes, duas irmãs na mesma Congregação Ir. Amália e Ir. Jacinta e uma sobrinha. Edificante em sua vida Espiritual, principalmente em sua última enfermidade.

Ir. Olívia Santarosa - Ir. Angélica foi minha professora na 2ª série primária. Era verdadeiramente Angélica. Simples, alegre, maternal, sabia fazer amigas. Aprendi muita coisa com ela, pois transmitia a sabedoria de Deus.

Obs. Outras informações são encontradas no perfil biográfico, com o títul “Crescer no Silêncio e na Prece.