IR. INES DE OLIVEIRA
20/09/1928 + 22/03/2015Biografia
Apesar de sua idade e saúde Irmã Ínes continuava ativa no seu apostolado. Atuava no Colégio Nossa Senhora Aparecida na cidade de Araçatuba, Estado de São Paulo. Na manhã do dia 22 por volta das 05h30 levantou-se e bateu à porta do quarto da Superiora dizendo que não se sentia bem e que sentia estar chegando o seu fim. A Superiora procurou imediatamente ajuda para levá-la ao Pronto Socorro e, ao voltar, Ir. Ínes já havia partido para a eterna morada. Muito rápida foi sua passagem. Ela foi sempre dinâmica e pedia a Deus para que não ficasse numa cama e desse trabalho para os outros. Deus atendeu o seu pedido!
Longa foi sua trajetória apostólica que iniciou no ano de 1947 como auxiliar de cozinha no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Cafelândia. Atuou na cozinha até o ano de 1968 passando pelas Comunidades do Colégio São José de Bauru, do Colégio Nossa Senhora Aparecida de Araçatuba e do Colégio Padroeira do Brasil em Aparecida e na Creche Madre Clélia de Bauru. Em 1967 trabalhou na Rouparia da Santa Casa de Campinas.
A partir de 1973 dedicou-se a atividades diversas no Colégio Cor Jesu de Brasília, no Colégio Diocesano de Itumbiara, no Colégio Madre Clélia de Adamantina. Em 1977 foi trabalhar na Casa Madre Clélia na Periferia de São Paulo retornando em 1981. Nesta obra atuou na Pastoral Paroquial.
Novamente trabalhando em atividades diversas em 1984 foi para a Creche Madre Clélia de Bauru, Educandário Madre Clélia de Adamantina dedicando-se em trabalhos de artesanato com as educandas. Em 1986 iniciou o Curso de Assistência Social e graduou-se em 1988. Neste ano foi para a cidade de Denise no Estado do Mato Grosso e atuou na Pastoral Paroquial. Em 2001 foi para Papagaios, Minas Gerais. Em 2003 atuou na Comunidade Bom Samaritano em Lins. Em 2004 foi para Bragança, Estado do Pará e em 2008 foi para a Chácara Cor Jesu de Ceilândia/DF.
No ano de 2010 foi enviada para a Comunidade Vocacional do Pré-Postulado em Marília. Em 2012 foi para o Hospital São Francisco no Rio de Janeiro. Como sua saúde inspirava cuidados em 2013 foi para Nhanderara, no Estado de São Paulo e no ano seguinte para o Hospital Nossa Senhora da Divina Providência em Jaci. Em janeiro de 2015 foi para o Colégio Nossa Senhora Aparecida de Araçatuba onde veio a falecer no dia 22 de março.
Ir. Ínes foi sempre muito disponível e generosa, que mesmo tendo dificuldades em caminhar por conta de uma trombose que teve na perna, desejava oferecer o melhor de si. Amava a Pastoral e era muito zelosa na sua missão. Em relação aos Superiores, e aqui falo por mim, foi sempre muito respeitosa, atenciosa e pronta na obediência. Quando abrimos a missão no Rio de janeiro, ela logo se ofereceu dizendo que lhe faltava a experiência na Pastoral da saúde e gostaria de fazer. Foi muito querida pelos doentes e muito atenciosa, mas infelizmente a sua perna pedia cuidados e por isto, teve que retornar para São Paulo e morar em lugares que lhe possibilitassem caminhar melhor, mesmo com dificuldades. Tinha um temperamento forte e reconhecia, fazia muito esforço para superar-se e sofria com isto, por fim, chegou a partilhar que o seu temperamento era a "cruz" para sua santificação, mas quando caía não hesitava em recomeçar. Com certeza já está na comunidade das Apóstolas no Céu e pedindo muito pelas nossas missões!
Testemunho de Ir. Olívia Santarosa: Conhecei Ir. Ínes desde o longínquo ano de 1945 quando ingressamos no Postulado, em São Paulo. Fomos Postulantes, Noviças juntas, fizemos a Primeira Profissão, votos Perpétuos, celebramos nosso jubileu de Prata e de Ouro juntas. Gostaríamos de celebrar outros jubileus, mas ela foi celebrar melhor no Céu. Sempre fomos grandes amigas. Ir. Ínes foi uma verdadeira Apóstola como os Apóstolos. Alegre, serviçal, verdadeira. Gostava de trabalhar com os necessitados. Fez grande apostolado na Periferia de São Paulo, Bragança do Pará, Sete Lagoas... enfim, por onde passou fez grandes amigos e queria que o Sagrado Coração de Jesus fosse sempre mais conhecido e amado. Morreu como queria sem dar trabalho a ninguém.
Testemunho da Noviça Sandra Quitéria: "Deus não se deixa vencer em generosidade!" Falar de Ir. Ínes é lembrar-se do seu jeito simples de ser e principalmente o seu amor por Madre Clélia. O que mais me chamava a atenção em sua pessoa era o seu espírito de Sacrifício nas pequenas coisas, dando assim todo o seu melhor para fazer a vontade de Deus. E eu admirava o grande carinho e amor que ela demostrava ter para com os pobres e com a missão. Aprendi muito com o seu testemunho de Apóstola e agora acredito que lá do céu ela intercede por nós para que continuemos a viver cada vez melhor o carisma que nossa Madre recebeu e nos transmitiu.
Outras Irmãs poderiam falar da vida apostólica de Irmã Ínes porque ela conviveu com muitas nas diversas missões por onde passou e teriam muito a dizer, pois ela foi uma religiosa entusiasta pela missão. Sempre disposta, enfrentava dificuldades para poder tornar Jesus sempre mais conhecido e amado. Agora, na companhia de Madre Clélia e de todas as Apóstolas no céu ela, certamente, intercede por sua família natural, por sua família religiosa, pela Igreja e por todas as pessoas necessitas a que doou sua vida por longos anos.
Seu sepultamento ocorreu às 10h00 do dia 23 de março no Cemitério da Saudade na cidade de Araçatuba/SP
No céu, junto ao Deus uno e Trino, Maria Santíssima e Madre Clélia, Ir. Ínes goza da visão beatífica onde descansa eternamente.