IR. MARCEDES LODI

IR. MARCEDES LODI

22/11/1890 + 20/12/1951 -------------------------

Biografia

 

Irmã Mercedes era muito séria, porte distinto, severa, caridosa, respeitosa, fazia-se, também, respeitar. Repreendia quem quer que fosse, mas na hora. Notava-se nela um grande espírito de oração. Era encontrada sempre na Capela fazendo suas orações particulares. Apesar de séria, revelava grande amor pelas pessoas da casa, interessando-se por todas e cada uma, pessoalmente. Tinha palavras de fé e de esperança a quem encontrasse e de quem conhecesse algum problema. Viveu momentos difíceis na vida e contava sobre a grande guerra vivida em família.  Cultivava grande devoção a Nossa Senhora; encontravam-na sempre com o terço nas mãos. Sua vivência testemunhava o grande amor e devoção ao Coração de Jesus e para ele estimulava os alunos e a quem dela se aproximasse.

 

Ótima Religiosa, muito prudente, ocupou sempre cargos de responsabilidade. Foi Superiora por muitos anos no Colégio de Cafelândia, no de Araçatuba e no de Marília, por seis meses. Foi Mestra de Noviças e a quarta Conselheira no governo da Madre Geral, Marcelina Viganò de 1911 a 1937. Nos 14 anos de vida missionária, no Brasil, foi sempre exemplar pela sua piedade, humildade e paciência nas provações, às quais o Senhor quis submetê-la. Há alguns anos sofria do coração e terminou santamente os seus dias na casa das Irmãs Idosas, em Cafelândia/SP, oferecendo todos os seus sofrimentos pelo maior bem do Instituto, que amou intensamente durante toda sua vida.

 

Depoimento

 

Ir. Olívia Santarosa Conheci Ir. Mercedes em Cafelândia quando foi minha superiora e depois também em Marília. Fervorosa, de espírito de oração e de sacrifício e muito bondosa.