Ir. Leodemia Cristiani

Ir. Leodemia Cristiani

11/05/1906 – † 31/10/1993 -------------------------

Biografia

 

Simples foi a história de Ir. Leodêmia, porém marcada de bondade, meiguice, sorriso, doação, alegria e fidelidade. Pequena de estatura, de uma simplicidade a toda prova, trabalhou nos Colégios de Araçatuba,SP, Cafelândia,SP e Marília,SP, sempre como assistente das alunas internas menores, dia e noite, numa dedicação incansável. Chegando as férias, sentia-se como um passarinho fora gaiola; tal era sua alegria por estar na comunidade e participar da vida comum.

Como viveu, silenciosa e pacificamente, entregou sua vida ao Senhor. Sua lembrança permanece entre todos que com ela partilharam momentos bonitos, na caminhada deste mundo. Contava 87 anos de idade e 67 de vida religiosa.

Depoimentos

Ir Saula Hirata - Ir. Leodêmia era uma Irmã muito caridosa. Transparecia nela a serenidade, que era o reflexo tranquilo do seu interior, na alegria da doação de sua vida ao Senhor, pela Igreja e pelo Instituto; pessoa muito segura, grande espírito de fé, esperança e caridade; alegre, disposta, jovial, parecia nunca ter problemas; confiança no Deus que nunca falta. Testemunha fiel de sua consagração vivida na fé e no amor.

Ir Lélia Machert - Morei com Ir. Leodêmia em Marília, no período de 1969 a 1973. Auxiliava no internato, cuidando das menores, com muito amor e carinho. Nas horas livres, fazia tricô e crochê. Atenciosa para as coirmãs, uma presença constante, carinhosa e afável para as internas. Sempre alegre, com sorriso nos lábios. Quando estava preocupava, manifestava por rugas na testa. Amiga fiel da Diretora do internato. Falava com simplicidade do Coração de Jesus e por ser italiana, tinha uma pronuncia diferente, mas era entendida e aceitava as correções, levando tudo na brincadeira.Amava seus familiares e eles, por sua vez, dedicavam-lhe muita afeição e carinho”.

Ir. Olívia Santarosa - Tive a felicidade de conhecer Ir. Leodêmia, quando eu era aluna, a partir de 1942. Via nela uma pessoa plena de Deus. Amava-nos como suas filhas. Levantava-se, à noite, para nos cobrir. Era delicada, serviçal, acolhedora, amiga. Até hoje, quem a conheceu, fala dela com saudade e muito carinho.

Ir. Alaide Moreira Foz - Era queridíssima por todas as internas. Na comunidade era alegre, caridosa, disponível. Admirava-a pela obediência, simplicidade e vida de oração.

Ir. Consolata Gasparin - Foi uma verdadeira mãe para mim, como para as internas, que a admiravam muito. Parecia ter a inocência batismal.

Ir. Josélia Jordão - Foi uma Apóstola humilde e simples. Acolhia a todos com muito carinho.

Ir Beatriz Pereira - Uma criatura toda de Deus. No seu silêncio, amava muito a vida religiosa. Possuía intenso espírito de oração.