IR. EVARISTA TALLIANO

IR. EVARISTA TALLIANO

07/03/1884 + 03/08/1965 -------------------------

Biografia

Silenciosa, exata nos deveres religiosos, ótima professora de trabalhos manuais, hábil no bordado em seda, ouro e na pintura. Quando jovem, foi Superiora. Há algum tempo morava na Betânia, em Cafelândia,SP. Até que a saúde lhe permitiu, deu sua contribuição pelo trabalho. Durante a enfermidade, edificou pela paciência e resignação. Sua oração era contínua e fervorosa. Adormeceu no Senhor, pronunciando, com grande amor, as palavras: “Vem, Jesus, vem! Contava 81 anos de idade e 55 de vida religiosa.

 

Ir. Evarista foi a primeira Apóstola que tive oportunidade de conhecer, no ano de 1952, quando entrei, pela primeira vez, no Colégio Nossa Senhora Aparecida, de Araçatuba,SP. Ela era a recepcionista e tesoureira do Colégio. Atendeu minha mãe, que me levava para fazer a matrícula. Dela recebemos as primeiras orientações de como uma aluna devia se uniformizar e outras informações sobre material. Lembro-me de como fiquei impressionada pela agilidade, apesar dos anos que aparentava e, também, por falar o português tão claro. Para mim, foi uma aventura ter visto uma religiosa, tão de perto, e poder conversar com ela. Deste dia em diante, gostava de ir à portaria do Colégio, para vê-la, pois admirava muito, nas Irmãs, o ardor e fervor em tudo o que faziam. Ela era exigente e cobrava, rigorosamente, nossas atitudes;  porém, sabia cativar.  (N.N.).

 

A “Tribuna da Noroeste”, de Araçatuba, assim homenageou a pequena, mas grande Irmã Evarista:

Quatro Irmãs Missionárias aportaram na então Araçatuba - menina, para instalarem, em uma pequena casa, um curso primário. Jamais pensaram que aquela minúscula semente pudesse produzir o ‘gigante de cimento armado’, que é hoje o Colégio Nossa Senhora Aparecida. Poucos sabem, entretanto, que, entre as quatro primeiras religiosas, estava Irmã Evarista Tagliano, fundadora e primeira Madre do Colégio. Porque ela lançou a semente, para a maior glória de Deus, Ele foi generoso com ela permitindo que, durante 25 anos, assistisse ao crescimento da árvore, sorvesse o odor das primeiras flores, tocasse os primeiros espinhos, colhesse os primeiros frutos. Acompanhou até o Ano Jubilar do Colégio todos os passos do seu desenvolvimento, desde a pequenina casa até a inauguração da última ala moderníssima a que chamamos “Madre Clélia”. E, para maior glória sua, a data argêntea do Colégio coincidiu com seu Jubileu de Ouro na Congregação. Foram, para ela, dois grandes acontecimentos, no ano de 1960. Pois bem, faleceu Irmã Evarista, aos 81 anos, em Cafelândia,SP, onde se havia retirado para o repouso merecido, após haver dedicado 55 anos à causa da Fé e da Educação. Sua alma deve ter voado para o céu, onde tantos anjos e  tantas crianças, que ela educou, devem ter cantado à sua chegada. Para nós, araçatubenses, ela será um símbolo , um estímulo.”