IR. VERÔNICA LUISA CESCHIN

IR. VERÔNICA LUISA CESCHIN

21/06/1916 + 07/06/2015 -------------------------

Biografia

Silenciosa viveu e silenciosa partiu. Deus a recompense pelo bem realizado ao longo de sua vida. Às 14h10 do dia 07 de junho, faltando apenas catorze dias para completar 100 de vida, Ir. Verônica completou seus dias sobre esta terra e partiu para a eterna morada. Sua vida toda foi uma contínua preparação para este momento. Serena, tranquila, em paz ela entregou-se nos braços do Coração de Jesus a que tanto amou em vida. Sentiremos saudades. Esta saudade está revestida de lembranças, sentimentos, sinais, palavras, gestos, exemplos que não poderemos esquecer, pois são sinais de Ressurreição e Vida.

 

Iniciou sua missão no Ano Prático do Noviciado no Hospital Matarazzo, em São Paulo/SP dando plantão noturno. Permaneceu nesta casa por catorze anos de 1946 a 1958.

 

Em 1959 foi enviada como Superiora para a Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas/MG. Além da comunidade atuou no serviço de Enfermagem.

 

Em 1962 foi para a Casa de Saúde Campinas em Campinas/SP atuando na área da Enfermagem.

 

Em 1965 retornou para o Hospital Matarazzo em São Paulo e em 1973 novamente para a Casa de Saúde Campinas.

 

Em 1975 sua missão foi na Santa Casa de Misericórdia de Jaú em Jaú/SP atuando no serviço de Enfermagem no Plantão noturno.

 

Em 1977 retornou mais uma vez para o Hospital Matarazzo também no Plantão noturno.

 

Em 1980 foi enviada para o Hospital Bandeira Paulista em Campos do Jordão atuando no Plantão noturno.

 

Em 1982 foi para a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara/SP – Plantão noturno.

 

E em 1987 sua missão foi na Betânia das Apóstolas em Marília/SP atuando como enfermeira no cuidado das Irmãs. Foi sempre muito generosa, uma pessoa de profunda oração e de uma responsabilidade a toda prova. Quando uma Irmã estava prestes a partir para a eternidade ela estava à cabeceira desta Irmã preparando-a para o encontro com o Senhor. Não se importava com a hora, fosse de dia ou de noite, estava sempre disponível. Esquecia-se de si mesma para estar junto das coirmãs mais necessitadas.

 

Depois de longos anos neste serviço dedicado, humilde, silencioso, cheio de ternura e cuidados para com as Irmãs também passou a necessitar de cuidados devido à falta de saúde e à idade que ia avançando. Esta foi a sua última comunidade onde ficou por vinte e oito anos seguidos.

 

Três coisas pedimos ao Senhor em favor de Irmã Verônica: o descanso, a luz e a paz. Descanso é o prêmio para quem trabalhou, e muito, no cuidado dos doentes e, em especial de tantas Irmãs a quem serviu nesta Casa, a Betânia. O reino da luz é o Céu onde ela goza da visão beatífica. A paz é a recompensa para ela que lutou e guardou a fé. Que ela, agora, descanse em paz e a luz perpétua brilhe para ela. Amém.

 

Seu sepultamento ocorreu na manhã do dia 08 de junho no Cemitério da Saudade em Marília/SP