IR. FÚLVIA PERIN (CECÍLIA)
01/08/1929 + 15/12/2023Biografia
Sua bela alma, partiu para a eterna morada em Marília/SP. Foi ao encontro do Coração de Jesus a quem tanto amou em vida para receber a recompensa pelo bem que realizou. Agora, em companhia da Bem-Aventurada Clélia Merloni e das Apóstolas na Eternidade, intercederá por nós que continuamos a missão na terra. Nossas orações pelo seu eterno repouso junto Deus.
Em um relato de sua caminhada, desde o nascimento, encontramos, no final estas palavras: “... Por tudo, considero-me muito feliz por ter sido chamada para vida religiosa, e ter podido doar-me aos necessitados. Reconhecida, agradeço à Deus todos os favores que me concedeu até o presente, de modo especial a graça da perseverança e peço-lhe que continue auxiliando-me até o fim da minha vida. Agradeço a Congregação que me proporcionou os meios para minha formação religiosa e profissional. Agradeço os saudosos Pais que tão bem me orientaram para que eu pudesse seguir por este caminho e aos irmãos, cunhados e sobrinhos pelo apoio e carinho que sempre me dedicaram. Para todos, meu sincero “Deus lhes pague”.
Estudos e missão
Graduação em Enfermagem.
Pós-Graduação em Pedagogia aplicada à Enfermagem no Centro Cirúrgico – USP.
Administração Hospitalar no IPM.
Licenciatura em Enfermagem na PUC.
Teologia Espiritual no Teresianum em Roma.
Enfermeira nos seguintes Hospitais:
Hospital Matarazzo – São Paulo. Casa de saúde em Campinas-SP. Santas Casas de Misericórdia de: Marília, Adamantina, Ribeirão Preto, Jaú, Poços de Caldas - MG, Hospital e Maternidade São Marcos de Itumbiara/GO. Santa Casa de Marília, Novamente no Hospital Matarazzo e Ribeirão Preto.
Diretora e Professora da Escola de Enfermagem.
Trabalhou durante cinco anos na Casa Sollievo dela Soferenza (Alívio do Sofrimento) em San Giovanni Rotondo, Itália. Hospital privado de pesquisa científica, fundado por São Pio de Pietrelcina e administrado pela Cidade do Vaticano. Participou de uma peregrinação a Lourdes – França com o chamado Trem Branco, que leva os doentes para receber a bênção de Nossa Senhora de Lourdes.
Exerceu o serviço de Superiora em diversas casas.
Testemunhos
Não tenho palavras adequadas para expressar quão doce e delicada era essa Irmã e como mantinha a postura de bondade, humildade e delicadeza frente as situações mais inusitadas e preocupantes que a vida reserva para cada um de nós. Sempre foi uma pessoa reservada, mas sabia animar a todos que dela precisasse de uma palavra e conforto.
Passou a maior parte da vida trabalhando em hospitais. Uma das coisas que ela jamais esqueceu foi esse tempo em que esteve na Santa Casa de San Giovanni Rotondo e que ela era a pupila deste São Padre Pio, santo carismático.
Aqui na Betânia, onde a conheci, pude sentir de perto que ela era de fato, uma pessoa de Deus e toda abandonada nas mãos Dele. Era uma pessoa de estatura alta e elegante, mas, com a doença (Alzheimer) ficou muito tempo acamada e sempre muito quieta. Simplesmente sofreu calada e eu tenho por mim que, de alguma maneira, ela se ofereceu a Nosso Senhor para ser uma alma vítima e com certeza Ele aceitou. Para mim ela foi um exemplo de resignação. (Ir. Rosely Francisco)
Irmã Fúlvia, Foi uma verdadeira Apóstola exemplo e testemunho a ser seguido. Viveu como queria Madre Clélia para as suas filhas: obediente, delicada, respeitosa, pessoa grata e virtuosa. Destacava-se na delicadeza para com todos os superiores. Cuidava de todos com muito Carinho. Não me esqueço do ano que convivi com ela em São Paulo onde presenciei o jeito dela tratar e cuidar até o fim da Ir. Luiza Garbim. Ir. Fúlvia, sempre me recordo de como era uma pessoa de Deus e delicada. (Ir. Silviana Salomão).
De Ir Fúlvia guardei a lembrança de uma pessoa meiga, bondosa, atenciosa para com cada pessoa. Tinha uma profunda vida de oração. Muito devota de Pe. Pio. Como superiora foi sempre muito dedicada e procurava estar atenta às necessidades das Irmãs. Também foi sempre muito silenciosa. Como Maria guardava tudo no coração. (Ir. Florípes Simioni).
“Sinto que o Senhor começou a realizar uma pequena transformação em mim...feliz transfor mação, fruto do seu amor! Parece-me que, de pouco em pouco, estou renascendo para uma outra vida; vida de paz, de repouso interior, de quietude em Deus”. (B.A.Clélia Merloni)