Ir. Veronica Barisonzo
10/10/1858 – † 23/06/1941Biografia
“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.” (Jo 12,24-26).
Nesta passagem, Jesus explica como se produzirá o fruto da sua missão e a dos discípulos. Não se pode produzir vida sem dar a própria vida. A vida é fruto do amor e só brota se é pleno, ou seja, se é dom total. Amar é dar-se sem medidas. Foi assim que Ir. Verônica doou sua vida seguindo o ensinamento do Mestre divino, o Sagrado Coração de Jesus a quem consagrou toda sua vida.
Era tia de duas educandas de Alessandria, foi aceita no Instituto com a idade de 52 anos. Nunca é tarde para trabalhar no Reino de Deus. Desejando ser missionária, logo depois da 1ª Profissão ocorrida na Itália em fevereiro de 1913, partiu para o Brasil em julho do mesmo ano.
Exerceu suas atividades em vários Hospitais, como farmacêutica.
Mais tarde, assumiu outros trabalhos. Desde o seu ingresso na Congregação, foi sempre e em toda parte, motivo de edificação e alegria para as Superioras.
Mesmo no leito de morte, sua virtude não vacilou um instante. Aceitou o fim de seus dias com generoso abandono ao querer Divino. Rica de méritos, entrou para a eterna vida com Deus para receber a recompensa merecida. Faleceu com a bela idade de 83 anos de idade, vítima de tuberculose.
Querida Ir. Verônica, Descanse em Paz na eterna felicidade.