
Ir. Crisanta Brena
13/05/1905 – † 06/04/1978
Biografia
Irmã Crisanta, respondendo aos apelos de Deus para tornar-se sua Apóstola, ingressou no Instituto e, para completar sua doação total, aceitou o convite para ser missionária no Brasil, atendendo aos doentes e necessitados nas Santas Casas de Misericórdia. Chegando ao Brasil, dedicou-se à Enfermagem, em geral, na Santa Casa de Pirajuí/SP e, aí, no ardor de sua mocidade e fervor de religiosa, pôde dar o testemunho de que vale à pena viver para Deus e para o próximo. Passou depois pelas Santas Casas de São João da Boa Vista/SP, Casa Branca/SP, Poços de Caldas/MG e, em Bauru/SP, no Asilo São Vicente de Paulo.
Irmã Crisanta foi religiosa exemplar, ativa, humilde, caridosa, piedosa e cativava a todos. Quando suas forças estavam diminuindo e a mente enfraquecendo, foi transferida para a Casa de Repouso, em Cafelândia/SP, e, depois, para Marília/SP Por muitos anos passou nessa última casa, repousando, fazendo tratamento da saúde e recebendo o carinho de suas coirmãs que a acompanhavam, passo a passo. Nos últimos anos de vida, foi vítima de um espasmo cerebral, deixando-lhe lesões que se acentuavam cada vez mais, até levá-la à imobilização, no leito, onde permaneceu por mais de um ano. Nada fazia por si mesma e o pouco que conseguia era com auxílio de outras.
Enquanto pôde falar dizia a todas que encontrava: “Rezei por você...” “Vou rezar pela sua perseverança...”. Sua mente impregnada de Deus fez com que, até os últimos momentos que pôde falar, falasse sempre Daquele que foi a razão de sua existência, o motivo de sua consagração. Acamada por mais de um ano, sua saúde tornava-se cada vez mais deficiente, permanecendo imóvel no leito, sem a menor comunicação que se pudesse entender. Não tinha nenhuma reação, nem reflexo motor normal, até que sofreu uma insuficiência respiratória aguda, que a levou à morte, aos 73 anos de idade e 51 de vida religiosa. Junto aos seus documentos encontramos este:
“Segretaria di Stato di Sua Santità – N. 14484
Dal Vaticano, il 12 Maggio 1959
La Segreteria di Stato di Sua Santità há il piacere di communicare alla Ver. Suor Crisanta Brena che il Santo Padre, memore e grato del devoto omaggio e delle preghiere, com paterno cuore le invia, assieme all´unica fotografia, l´implorata Benedizione Apostolica che volentieri estende a tutta la sua Comunità religiosa, affinchè sia propiziatrice di elette e copiose grazie celesti.”