Ir. Amabilia Concu

Ir. Amabilia Concu

27/03/1899 – † 17/12/1972 -------------------------

Biografia

Ir. Amabilia logo após a primeira Profissão foi para Avezzano, como responsável pela cozinha e, em seguida, para Amatrice, prestando assistência no Orfanato. Respondendo aos apelos de Deus, partiu para a missão, no Brasil. Passou a fazer parte da comunidade do Hospital Matarazzo em S. Paulo e aí permaneceu de 1929 a 1960 (40 anos), responsável pelo Almoxarifado do grande Hospital. Após esse longo trabalho, foi transferida para a Casa de Saúde Campinas/SP, ainda responsável pelo Almoxarifado, serviços de Enfermagem e Lavanderia, até 1975; e, de lá, foi para a Santa Casa de Poços de Caldas/MG, onde, por dois anos, exerceu atividades domésticas, na Comunidade. Em seguida, passou para o Lar dos Velhinhos “Dr. Adolpho Barreto”, em Mococa/SP, dando assistência e prestando  serviços de enfermagem para os asilados. Em todas as Casas por onde passou deixou saudades. Foi sempre muito alegre, serviçal, disponível e responsável.

Sua saúde, já muito abalada, urgia cuidados especiais e, por isso, precisava retornar ao médico para controle. Foi num desses retornos a Poços de Caldas/MG que teve a infelicidade de cair e, como consequência, teve um sério problema na perna, que lhe exigiu repouso absoluto, por algum tempo. Acamada, cumpria à risca a prescrição médica, porque desejava curar-se e poder andar novamente. Foi levada para a Betânia, onde teve toda a assistência das Irmãs.

Já no final da recuperação, sofreu uma parada cardíaca e esta foi fatal. Silenciosa, partiu para a Casa do Pai, deixando-nos a lembrança de simplicidade, humildade, caridade e dedicação. Sua doação foi completa, sua renúncia marcante: um de seus últimos desejos foi visitar os familiares com mais frequência; mas aceitou, com resignação, as disposições prescritas pelas Constituições do Instituto. Ir. Amabília contava 80 anos de idade e 51 de vida religiosa. Foi sepultada na Capela São José, em Marília/SP.

Depoimentos

Irmã Celeste Yamamoto - “Morei com Ir. Amabília, no Hospital Matarazzo. Chefiava o almoxarifado com muito amor e dedicação. Zelava pela ordem e a limpeza e conservava tudo em seu devido lugar. Atendia muito bem a todos. Possuía uma excelente memória.

Grande respeito com os superiores, disponível, alegre e silenciosa. Iniciava seu trabalho diário rezando com os funcionários e, para eles, dedicava atenção especial sempre que necessitassem”.

Ir. Cleamaria Simões - Morei nove anos na mesma comunidade, no Hospital Matarazzo. Era muito trabalhadora e zelava pelo Almoxarifado do Hospital. Gostava de visitar os doentes, para os quais e seus acompanhantes vendiam objetos religiosos. A convivência com Ir. Amábilia era agradável; ela era muito calma e ponderava suas palavras.