IR. CLAUDIA GASPARINI

IR. CLAUDIA GASPARINI

01/01/1910 + 19/09/1998 -------------------------

Biografia

Irmã Claudia, a mais jovem de quatro irmãs: Ir. Arcângela (+ 15.12.77), Ir. Regina (+ 30/05/77), Ir. Angélica (+ 08.04.97) todas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus; foi alma de oração e inteira doação. Durante 60 anos, atuou como enfermeira prática nas Santas Casas: São Paulo,SP, Ribeirão Preto,SP, Mococa,SP, Birigui,SP, Casa Branca,SP, Tapiratiba,SP, e na assistência aos idosos nos Asilos, em Bauru,SP, Marília,SP, e Mococa,SP. De 1976 a 1987, exerceu o cargo de Superiora nos Asilos de Bauru e Marília.

Ir. Cláudia ocupava todas suas horas disponíveis para ir à Capela, e permanecer em adoração a Jesus Sacramentado. Após exercer seu apostolado, na missão que lhe fora confiada, nas comunidades por onde passou fazendo o bem foi para a Betânia, onde já se encontrava sua irmã, Ir. Angélica. Vivia muito unida a esta sua tão querida irmã, e o falecimento dela deixou-a muito abalada e triste. Na noite que antecedeu a morte de Ir. Angélica, estavam as duas, em recreio, na sala de comunidade, sentadas uma ao lado da outra, e, à noite do dia seguinte, Ir. Cláudia velava ao lado do corpo inanimado de sua querida mana. Todos os dias, ia, várias vezes, não só junto à sepultura da Ir. Angélica, mas à cripta da Capela São José, onde repousavam os ossos de suas outras duas irmãs.

Numa dessas costumeiras visitas, conforme ela mesma relatou, por duas vezes ouviu chamarem seu nome, sem que houvesse alguém, tanto dentro como fora da Capela. Passado este momento do chamado, não mais desceu à cripta, contudo, visitava a sepultura da Ir. Angélica, situada do lado de fora da Capela, sob um gramado.

Sentindo-se fraca, recolheu-se ao leito, vindo a falecer, suavemente, como a dormir um sono tranquilo. Assim adormecem os justos. Contava 88 anos de idade e 63 de vida religiosa. Que o Senhor lhe dê o repouso eterno, a luz de sua Face.

Depoimentos

 

Ir. Lourença Ferres Navarro - Ir. Claudia sem conhecimento específico se dispôs ao trabalho hospitalar. Aprendeu a aplicar injeção com Irmã Adélia Pinho

Ir. Alzira Carolino de Sá - Ir. Claudia trabalhava no centro cirúrgico, inclusive aplicava anestesia com clorofórmio. Participava bem da vida comunitária; dedicada, estava sempre com pressa. Tinha problemas de saúde. Era muito trabalhadora e algo que a contrariava causa-lhe alteração no humor.

Ir. Antonieta da Silva - Ir. Claudia trabalhou na Santa Casa de Casa Branca e no centro cirúrgico atuava na aplicação de anestesia; era rápida e muito agitada, mas bondosa.

Ir. Leonilde Veronezi - Ir. Claudia depois de foi morar na Betânia, em Marília, tornou-se muito calma. Mostrava-se amorosa com as Irmãs na Comunidade e fiel nos compromissos com Deus e com os doentes, quando deles cuidava nos hospitais.