Ir. Gesualda Juliani

Ir. Gesualda Juliani

04/09/1909 – † 10/02/1996 -------------------------

Biografia

Ir. Jesualda marcou sua presença de Apóstola, trabalhando por muitos anos na área da educação, como professora primária e, assim como preparava, cuidadosamente, seu semanário, registrava as atividades, por onde passava.

De suas anotações percebemos quanto se dedicava às crianças e como se preocupava em fazer Jesus conhecido e amado. Preparava os teatros com encenações bíblicas e muita poesia. As crianças eram suas prediletas e, com elas, enriqueceu-se muito.Passou por várias casas do Instituto e, em cada uma delas, registrou um capítulo de sua vida.

Transcrevemos uma parte de suas anotações:

“Saí do Noviciado, em 1929, e fui para Bauru,SP, onde me confiaram uma grande sala de aula com 104 crianças, que cursavam o 1º ano, Pré e Jardim da Infância. Tinha uma auxiliar. Ali fiquei até 1936. De Bauru, fui a Pirajuí,SP, onde permaneci só seis meses, porque o externato foi fechado. Fui, então, para Araçatuba,SP, onde lecionei para uma classe de mais de 80 crianças, durante cinco anos. De Araçatuba, fui enviada para Santa Felicidade, bairro de Curitiba,PR e, durante três anos lecionei para o 3º ano primário. Depois para Umbará,PR, por mais cinco anos.Transferida, novamente, para Bauru, trabalhei três anos no Orfanato. Trabalhei, depois,   em Mococa,SP, durante um ano e seis meses. Passei, ainda, por Águas da Prata,SP e Campos do Jordão,SP Finalmente, em 1978, fui para a Betânia, para tratamento da saúde e, enquanto podia, auxiliava nos serviços domésticos.”

Gostava muito de ler e, como disse uma Irmã, no período em que trabalhava como porteira,  mergulhava tanto no mundo da leitura que, às vezes, nem escutava a campainha da porta tocar. Do gosto pela leitura fez seu programa de formação permanente.

Depois de um longo período de sofrimento, Ir. Jesualda passou para a eternidade, sorrindo, como se estivesse acolhendo uma visita muito importante. O Senhor a provou e purificou por um longo tempo em que ficou acamada.