IR. LORENZA FERRES
04/04/1918 + 23/03/2011Biografia
Ir. Lourença Ferres Navarro nasceu aos 04 de abril de 1918 em Presidente Alves, Estado de São Paulo, Diocese de Cafelândia – SP. Filha de Lourenço Ferres e Ana Navarro. Foi batizada no dia 12 de maio de 1918 em Presidente Alves e nesta mesma cidade recebeu o Sacramento da Crisma.
Comunidades por onde Irmã Lourença passou servindo aos irmãos, especialmente aos mais necessitados:
De 1940 a 1945 – Pirapora – SP – Exerceu a função de costureira
De 1946 a 1951 – Santa Casa de Misericórdia – Araçatuba – SP – Costureira
De 1952 a 1976 – Santa Casa de Misericórdia – Casa Branca – SP – Costureira
De 1977 a 1982 – Colégio Madre Clélia Merloni – Adamantina – SP – Costureira
De 1983 a 1986 – Santa Casa de Misericórdia – Casa Branca – SP – Tratamento de saúde
De 1987 a 1988 – Santa Casa de Misericórdia – Adamantina – SP – Rouparia
De 1989 a 2004 – Betânia das Apóstolas – Marília – SP – Serviços diversos
De 2005 até 23 de março de 2011 – Betânia das Apóstolas – Marília – SP. Nesta data entregou sua linda vida a Deus, certamente conduzida por Maria Santíssima a quem amou com amor de predileção. No seu leito de dor, quase sem forças, cantou “Mãezinha do Céu” para a Madre Geral que a visitou.
Pequena de estatura, mas de alma e coração muito grandes. Pela sua meiguice e delicadeza foi amada por todos em todas as obras onde dedicou sua vida de Apóstola. Em Casa Branca onde ficou cerca de 28 anos deixou marcas profundas especialmente no Grupo de Jovens que, até à sua morte tiveram para com ela um carinho e uma atenção toda especial. Ela marcou suas vidas. Alguns destes jovens hoje são sacerdotes e, agora, rezam por seu eterno descanso.
Ir. Claudimira Merino Miranda que foi Superiora na Betânia durante muitos anos disse de Ir. Lourença: “Distinguiu-se pelo espírito missionário. Quando morava em Casa Branca, nos fins de semana reunia um grupo de jovens e com a condução de amigos, iam às fazendas dar catequese, preparar pessoas para o casamento religioso, cantar. Contava suas experiências com grande entusiasmo. Preparou jovens para o Seminário, entre eles o Revmo. Pe. Luiz Henrique de São João da Boa Vista – SP. Na Betânia organizou o coral com um grupo de pessoas vizinhas e com os seminaristas que, além do canto, dava-lhes orientações. Muitos sacerdotes a visitaram durante sua doença e ajoelhavam-se a seus pés beijando suas mãos em agradecimento por tudo o que ela fez por eles. Sua alegria e zelo irradiavam através dos seus olhos. Sua grande alegria era conversar com as jovens do Pré-Postulado, Postulado e Junioras que, em círculo, ao seu redor, ouviam seus conselhos e entoavam cânticos”.
Louvamos o Coração de Jesus por esta linda vida vivida por nossa tão querida Ir. Lourença e, agora, no céu, ela canta as maravilhas do Senhor e intercede por todas nós que continuamos na lida e, certamente, intercede pelos sacerdotes, seminaristas e todas as nossas vocacionadas para que não tenham medo de doar suas vidas ao serviço do Reino do Coração de Jesus.
Madre Clélia, na celebração dos 150 anos de seu nascimento, recebeu feliz mais uma filha que perseverou até o fim no amor a Jesus e na dedicação aos irmãos.