Ir. Romilda Bernardino
27/10/1913 – † 02/11/1998Biografia
Ir. Romilda transcorreu sua caminhada rumo à santificação, através dos sacrifícios e oferta da vida, nos escondidos trabalhos domésticos. Com alegria, tudo oferecia para honra e glória do Coração de Jesus. Fez dos serviços à comunidade seu altar de oferenda. Eram, por vezes, pesados: nutrição, horta, jardinagem, mas exercidos com satisfação e seriedade, visando unicamente a acolher a vontade de Deus na voz das Superioras.sSeu temperamento era um tanto forte, contudo procurava relacionar-se com todos evidenciando a caridade, principalmente na doação de si aos mais carentes e necessitados de seus conselhos e ajuda.
Iniciou suas atividades. em 1937, em São Paulo,SP, Casa Provincial, seguindo depois para Araçatuba,SP, Birigui,SP, Campos do Jordão,SP, Cafelândia,SP, Marília,SP, Colégio, Betânia e Asilo, São João da Boa Vista,SP, Asilo, Águas da Prata,SP.
Sentindo o peso da idade, enfraquecida e doente, após tantos anos de luta e sacrifícios, foi convidada a estabelecer-se na Betânia, embora não se conformando com a proposta de um merecido descanso. Nos últimos meses, acamada, acometida de fraqueza física, às vezes com lucidez, acatou a vontade do Senhor e esperou com paciência que ele a convidasse para participar da vida celeste. Convicta de que a certeza única, que deve dominar o coração, é de um dia ver a Deus, entregou-se nas mãos do Pai. E assim partiu aos 85 anos de idade e 60 de vida religiosa, na certeza de que todo aquele que crê em Deus, um dia ressurgirá e com ele se assentará à mesa do Banquete.
Depoimentos
Ir. Olívia Santarosa - Ir. Romilda era muito simples. Gostava de ler. Aos domingos passava horas e horas lendo Revistas Católicas e no recreio comentava com as Irmãs o que lera.
Ir. Maria Aparecida de Araújo - Lembro-me que no Noviciado certa vez ela molhou as meias e as tirou e ficou brava porque as outras riram de seu jeito engraçado. Quando morou em São João da Boa Vista, prestou serviço no Asilo São Vicente de Paulo e numa ocasião, Ir. Romilda subiu no pé de tamarindo (com quase 80 anos) e tirei uma foto dela na árvore. Não levou na esportiva e ficou muito brava. Ir. Romilda era muito trabalhadora, simples embora fosse de família rica de Bauru. Gostava de trabalhar na horta e jardim além de cuidar também dos animais.
Ir. Fulvia Perin - Ir. Romilda de caráter forte, porém, disponível aos serviços comunitários; o que gostava mesmo e se dedicava era à horticultura e à jardinagem, o que fazia com alegria, sentindo-se realizada.
Ir. Alaíde Moreira Foz - Ir. Romilda pessoa boa, mas não tinha fineza no trato. Por vezes era engraçada; atendia aos pedidos de serviço e rezava.