IR. GREGORIA BELLUZZO

IR. GREGORIA BELLUZZO

09/05/1904 + 19/11/1983 -------------------------

Biografia

Ir. Gregória iniciou suas atividades, como professora de Jardim da Infância, em Avezzano; e, após dois anos de estudos em Roma, continuou em atividades escolares em Cerminate e em Milão, Convito Affori.

 

Vindo para o Brasil, assumiu atividades domésticas no Colégio São José, Bauru/SP, e num Pensionato, em Lins/SP. Em 1939, foi prestar serviços às crianças do Berçário da Gota de Leite, em Marília/SP. Em 1940, começou atuar na área de saúde, como enfermeira, no Hospital Matarazzo, em São Paulo/SP, onde permaneceu cinco anos, quando foi nomeada Superiora da Casa das Crianças em São João da Boa Vista/SP, desempenhando tal responsabilidade, por mais de dez anos, com dedicação e carinho. Em 1958, ainda como Superiora, foi transferida para Dracena/SP, dando início à nova fundação das Apóstolas, na Santa Casa. Seis anos depois, voltou a trabalhar como enfermeira, nas Santas Casas de Marília, São João da Boa Vista e no Hospital Matarazzo, em São Paulo/SP. Reconduzida ao cargo de Superiora, assumiu a Comunidade das Irmãs do Asilo de Mococa,SP, tornando-se querida por todos. No final do sexênio escreve: “Boa Madre, a senhora sabe que me encontro bem e contente com tudo e com todos; porém, estou pronta a ir aonde a obediência me quiser, seja como superiora, seja como súdita, porque estou certa de que, fazendo a vontade do Senhor (expressa na de nossas Superioras), receberei, certamente, todas as graças de que tenho necessidade para fazer sempre o bem, como verdadeira Apóstola,  e, assim, tornar-me santa”. Foi, então, transferida para o Asilo de São da Boa Vista/SP.

 

No dia 13 de agosto de 1983, estando para receber alta de um tratamento a que se submetera por estar muito fraca, foi acometida de embolia cerebral, ficando com o lado direito paralisado e perdendo completamente a fala. Aos poucos, foi demonstrando sinais de melhora e, então, foi transferida para a Betânia, em Marília. Após alguns dias apenas de convivência na nova comunidade, precisou ser hospitalizada pelo agravamento de seu estado de saúde e lá faleceu no dia 19 de novembro, aos 79 anos de idade e 56 de vida religiosa.

 

“Sua passagem, na terra, foi das mais fecundas”escreveu o Secretário do Asilo, onde desempenhava a missão de Superiora.

 

Que tenhamos a coragem de seguir suas pegadas.