IR. CLEMENS BRANDÃO

IR. CLEMENS BRANDÃO

12/09/1899 + 28/11/1989 -------------------------

Biografia

 

Irmã Clemens pequena de estatura, de saúde frágil, carregava em si um grande coração. Dedicava grande zelo pelas missões e pelos missionários. Modelo de observância religiosa, de respeito para com a autoridade legitimamente constituída, de amor ao Instituto e a tudo o que lhe dizia respeito, dedicação aos trabalhos apostólicos.

 

Exerceu seu apostolado: de 1928 a 1949 como professora primária, no Colégio São José, em Bauru,SP, e como professora de português e geografia, no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Cafelândia,SP. Em 1949, passou a exercer a função de Secretária, iniciando pelo Colégio de Marília, Colégio de Bauru, nas Santas Casas de Jaú,SP, Araçatuba,SP e Cafelândia; e, por fim, na Assistência Social, em Campos do Jordão. De 1980 a 1982, permaneceu no Colégio São José, em Bauru, com o serviço da capela; e, finalmente, em 1983 a 1989, viveu na Betânia, em Marília, para tratamento de saúde. Lemos, em suas notas: “Pedirei sempre a Nosso Senhor mais generosidade em meu amor. Preciso de mais energia para comigo mesma e mais firmeza e constância em meus propósitos. Preciso agir e reagir, buscando sempre a maior glória de Deus. O sofrimento aceito com carinho, purifica, eleva e santifica”.

 

Suportou com muita paciência os incômodos da doença, dando exemplos de total entrega aos desígnios de Deus.

 

A propósito da morte, deixou escrito: “Esse momento chegará também para mim, após o qual eu terei que comparecer diante de Deus, por quem serei julgada. Um trapista tinha em sua cela esta inscrição: - Para ter o prazer de morrer sem pena, vale à pena viver sem prazer. A Jesus quero confiar minhas penas e rezar sempre a jaculatória: Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós”.

 

Ir. Clemens passou pela vida, silenciosamente. Fez o bem e deixou uma doce recordação. Que sua vida e sua morte sejam um estímulo para nós que ficamos e que desejamos também encontrar-nos com Aquele que nos chamou para o seu serviço, nesta vida, e para sua posse definitiva, na outra.

 

Depoimento

 

Ir. Lydia Moreira de Oliveira - Convivi com Ir. Clemens, em Campos do Jordão,SP. Ao chegar na Comunidade, a Superiora falou-me sobre o ritmo das atividades da casa e me relatou algo sobre Irmã Clemens, dizendo que seu zelo, pela ordem da casa e das coisas, era até exagerado. Quando alguém se descuidava nesse ponto ela se exaltava, mas logo pedia desculpas à Superiora e à comunidade. No ano 2000, pesquisando os arquivos da casa, para um necessário relatório histórico, encontramos tudo impecável, tanto no relato, como na caligrafia. Seu zelo não era apenas para as coisas externas, mas, também, para si mesma, em sua vida de piedade e preocupação desejo de falar de Deus aos outros.