IR. BASILIA TAMASO - IR. LYDIA

IR. BASILIA TAMASO - IR. LYDIA

01/02/1909 + 18/06/1987 -------------------------

Biografia

Irmã silenciosa, dedicada e obediente a todos os chamados para servir o Instituto.

De 1949 a 1953, esteve no Hospital Matarazzo, em são Paulo,SP, como sacristã e enfermeira; em 1954, passou para a Casa de Saúde Campinas,SP, como responsável pela Farmácia. Em 1955, foi eleita Superiora e, nesse cargo, passou por Marília,SP, Cafelândia,SP e Adamantina,SP, retornando a Campinas, trabalhou como responsável pela rouparia e lavanderia; no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, dedicou-se às obras assistenciais, além de trabalhos caseiros. Continuou depois sua missão na Santa Casa de Ribeirão Preto,SP, Birigui,SP, Hospital São Marcos - em Itumbiara,GO, Vila Vicentina de Bauru,SP, Campos do Jordão,SP, atuando em diversos serviços e, ainda, dedicando-se à Catequese.

Sua última missão foi junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Marília, atendendo os asilados com toda a dedicação.

Ao visitar sua família, no final do ano, sentiu-se mal, sendo atendida na Santa Casa de São João da Boa Vista/SP. Um pouco recuperada, retornou à sua comunidade; porém, seu estado de saúde era precário. Teve uma recaída e, desta vez, o Senhor a quis junto dele, para a merecida recompensa de uma vida silenciosa, totalmente dedicada ao serviço dos mais necessitados, doentes, anciãos e crianças. Sempre demonstrou grande amor à Igreja, ao Instituto e às Superioras, às quais dedicou obediência incondicional.

Faleceu de arritmia cardíaca e embolia pulmonar, aos 78 anos de idade, e 37 de vida religiosa.

Residiu em Campos de Jordão onde teve várias oportunidades de apostolado com os pobres. Ir. Lydia vivia para os pobres. Sua caridade não conhecia limites e a todos atendia bem. Preparava xarope para os doentes e o distribuía a quem precisasse. Fui colega dela no juvenato. Era tímida, sofria fome e frio. Eu sempre a levava para a Irmã cozinheira e pedia algo para comer e comia de gosto. Foi sempre fraca e morreu em breve tempo.

Depoimento

 

Ir. Anacleta Bis - Irmã Lydia gostava de tudo bem feito. Era muito caridosa, mas não tão paciente. Uma de suas irmãs  foi  Geral em outra Congregação.