Ir. Filippa Clericuzio
09/11/1916 – † 16/09/1940Biografia
Começou sua vida religiosa antes dos 17 anos. Desejosa de trabalhar nas missões, deixou sua terra natal, aos 8 de abril de 1938, com destino a São Paulo. Exerceu a missão de enfermeira no grande Hospital Humberto I, com zelo e ardor juvenil. Mas Deus, às vezes, se compraz em colher, na aurora da vida, as flores do nosso jardim terreno, para transplantá-las no céu.
Acometida de tuberculose pulmonar, foi transferida para a casa da Freguesia do Ó, onde deixou, para as coirmãs, o testemunho de paciência e resignação no sofrimento. Voou para o Esposo com apenas 24 anos de idade e 3 de Vida Religiosa.
Faleceu em 16 de setembro de 1940 após ter se entregado totalmente a Jesus mediante a profissão dos votos perpétuos, proferidos no leito de morte.
Com certeza, Ir. Filippa teria o desejo de desenvolver suas potencialidades no trabalho missionário, mas os planos de Deus eram outros. Para Ele, a Irmã já estava pronta para entrar no Reino que a esperava com as outras Apóstolas, a fim de cantar as misericórdias do Senhor.