IR. NICODEMA TERSAGHI
20/09/1901 + 02/06/1988Biografia
Ir. Nicodema era silenciosa, de profunda vida interior e união com Deus, sempre atenta às necessidades dos doentes, a quem serviu por 48 anos, e às Irmãs, para quem tinha atenções e delicadezas especiais; foi um exemplo de verdadeira Apóstola.
Amava e sabia fazer-se amar, pela sua maneira de ser e de acolher. Viveu o poema da caridade, escrito por São Paulo, na Carta aos Coríntios. É lembrada por todos, mas, de modo especial, pelos médicos e funcionários da Santa Casa de Mococa,SP, onde trabalhou durante trinta e seis anos.
Amava Madre Clélia. Foi ela quem disse: “Madre Josefina d´Ingenheim falava-nos da Madre Fundadora e nós tínhamos grande desejo de conhecer sempre mais a nossa Madre.”
Após longa e laboriosa vida missionária, passou os últimos anos na Betânia, como Apóstola Adoradora e ali, permanecia longas horas diante de Jesus Sacramentado, rezando pelas intenções da Igreja, do Instituto e pelas necessidades de todos.
Hoje, na posse da visão beatífica, goza da recompensa por sua vida toda dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e intercede por nós. Quando faleceu, contava 87 anos de idade e 63 de vida religiosa.
Depoimentos
Ir. Alaíde Moreira Foz - Ir. Nicodema quando morou na Casa Provincial, fazia todo serviço pesado e fazia-o com muita humildade; era uma violeta escondida sob as folhas; caridosa com as Irmãs.
Comunidade de Águas da Prata - Ela morou em Mococa e trabalhava na maternidade; santa Irmã; muito boa, não se intrometia na vida de ninguém. Era exemplo de vida religiosa e testemunho de observância.
Ir. Olívia Santarosa – Ir. Nicodema possuía espírito de oração; muito serviçal e caridosa, especialmente com os pobres.
Ir. Palmira de Oliveira - Ir. Nicodema foi uma santa: serviçal, alegre, atenciosa com todos, paciente e calma, trabalhou na maternidade na Santa Casa de Mococa. Era responsável com tudo. A comunidade gostava muito dela. Aceitou bem o sofrimento. Trabalhou também na Santa Casa de Bauru,SP. Ir. Nicodema foi enviada para Bauru,SP ,a fim de assumir o cargo de Superiora na Comunidade da Santa Casa, de
Ir. Verônica Luiza Ceschin - Ela era Irmã boa, muito materna, gostava de conversar com as Irmãs jovens para ensiná-las.
Ir. Antonia Pagani - Ela ficou por muito tempo na Santa Casa de Casa Branca. O seu amor à pobreza era visível e em vista disso consertava roupa de cama, prolongando o seu tempo de uso.Tinha muito amor ao seu trabalho na lavanderia e rouparia. Rezava muito; ótima religiosa; sofreu para deixar o trabalho.
Ir. Fúlvia Perin - Suas principais virtudes foram: bondade, humildade, piedade.