IR. ELISABETH KELLER VIDOVIX

IR. ELISABETH KELLER VIDOVIX

17/01/1914 + 03/12/1994 -------------------------

Biografia

 

Ir. Elizabeth, ao percorrer um longo itinerário de obediência e doação, passou por diversas comunidades, de 1936 a 1956, no Paraná; e, de 1957 a 1990, nas casas da Província de São Paulo onde atuou com disponibilidade nas atividades artesanais – confecção de flores, serviços domésticos, cuidando de rouparias e da boa alimentação. A cada dia, em sua missão apostólica, procurava revelar a bondade e misericórdia do Coração de Jesus, através de exemplos de humildade e caridade. Assim testemunhou Ir. Olivia Santarosa que, como Superiora Provincial, pôde acompanhar a sua trajetória de crescimento espiritual: Era simples, dotada de grande espírito de sacrifício. Reconhecia suas limitações e estava sempre pronta a recomeçar a caminhada. Sincera e transparente. Ultimamente dizia: “...perdi tempo, ajude-me, quero ser santa”.

 

Em 1991, já arcando com o peso da luta vitoriosa, foi para a Betânia, em Marília vivendo alegre e generosamente o cumprimento da vontade de Deus. Nos dias que antecederam a sua morte, pediu à Madre Provincial, um tempo maior para estar com os familiares. Contudo a surpresa do Senhor aconteceu.

No quarto dia de sua visita à família, na cidade de Pirajuí, foi acometida de um enfarto fulminante que a levou para a comunidade celeste, em 3 de dezembro, festa de São Francisco Xavier, nosso Padroeiro. Contava 80 anos de idade e 57 de vida religiosa

Depoimentos

Ir. Efigênia Peixoto - Ir. Elizabeth morou um tempo no Paraná. Em São Paulo demorou para se ambientar. Chorava mito. Falava  frequentemente dos problemas de saúde. Passou por uma sonoterapia. Quando foi visitar a família lá faleceu.

Ir. Alaíde Moreira Foz - Ir. Elizabeth era atenciosa, mas queria atenção para si; delicada, gostava de cozinha e tudo o que fazia levava para a Superiora experimentar. Querida na Comunidade. Extrovertida, mas não inconveniente. Faleceu na casa dos parentes.

Ir. Lucilia Eliza. Roseto - Pude conviver com Ir. Elizabeth no início da transferência da antiga Fafil, (Faculdade de Filosofia) hoje USC (Universidade do Sagrado Coração), nos altos da cidade de Bauru, ao lado da Rodovia Marechal Rondon. Ela foi morar assumindo a cozinha da Comunidade, por sinal era uma grande e exímia cozinheira. Gostava de apresentar pratos novos, de bom gosto, apetitosos e ouvir das Irmãs elogios a sua capacidade de cozinhar. Possuía uma índole forte, temperamento germânico, mas de um coração cheio de bondade, necessitado de se esvaziar na presença de suas Irmãs. Seu espírito de sacrifício era muito grande. Sabia ser generosa, doadora de talentos gastronômicos que os colocava em prática, a favor de sua Comunidade. Quando seu físico foi se debilitando, foi para a Betânia, em Marília onde pode servir um pouco antes de entregar seu último respiro ao Senhor.

 

Ir. Leonilde Veronezi - Ir. Elizabeth era amável, sorridente, carinhosa, piedosa, muito feliz e realizada.

Ir. Alzira Carolino de Sá - Ir. Elizabeth era serviçal e portadora de relativa deficiência visual. Morou em Campinas e atuava na Casa de Saúde; distribuía a Sagrada Comunhão às pessoas num prédio próximo do hospital. Cozinhava bem, tinha habilidades culinárias.

Ir. Fulvia Perin  - Ir. Elizabeth era ótima cozinheira, social, de bom relacionamento com todos, simples e prestativa.