IR. GESUALDA PERICO

IR. GESUALDA PERICO

16/01/1916 + 04/04/1997 -------------------------

Biografia

 

Ir. Elvira N. Nichele - Irmã Gesualda, movida pelo seu entusiasmo juvenil e ardente zelo missionário para difundir o reinado do Coração de Jesus, fazê-lo conhecido e amado, ainda neo-professa, aceitou o convite de Cristo Missionário, para trabalhar no Brasil. Respondendo à voz de Jesus e dizendo: “Enviai-me, Senhor”, deixou sua bela Itália, parentes, coirmãs, tudo...

Sua primeira missão foi o Hospital Matarazzo em São Paulo,SP, trabalhando como enfermeira eficiente;  seguindo, depois, para o Asilo São Francisco de Assis, em Santo Antonio da Platina,PR e Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba,PR.

De caráter forte, esforçava-se para melhorar, dando exemplo de humildade. Grande sua devoção ao Coração de Jesus, a Nossa Senhora, a quem chamava de madrinha, e a São José. Sempre fervorosa, encontrava maneiras de incentivar os outros, especialmente na primeira sexta-feira do mês.

A 2 de janeiro de 1957, o Instituto das Apóstolas recebeu da Santa Sé, autorização para erigir a Província do Paraná, com Noviciado próprio, que começou a funcionar a 4 de agosto do mesmo ano, desmembrando-a da Província de São Paulo. Para Superiora Provincial da nova Província foi nomeada Irmã Gesualda Perico.

Obs. - Suas realizações como Provincial da recém fundada Província podemos encontrá-las no Livro “Cem anos a serviço do Amor”, volume III, EDUSC 2002, páginas 203 a 213).

Madre Gesualda permaneceu no cargo por nove anos, demonstrando-se zelosa pelo bem espiritual das Irmãs e pelas vocações. Acatava com amor e carinho as sugestões que lhes eram propostas para o bem das diversas obras. Visitava muitas vezes as casas e preocupava-se com o crescimento delas, enviando Irmãs para colaborar nas diversas obras.

 

Em 1991, devido à saúde debilitada, passou a integrar a comunidade da Casa de descanso “São José”. Demonstrou muito amor em acolher a vontade de Deus, através das superioras, seguindo fielmente suas orientações; interessava-se pelo desenvolvimento do Instituto e pelas novas fundações. Não podendo mais andar, oferecia as dores pela conversão dos pecadores, pela perseverança dos vocacionados e dos sacerdotes.

Faleceu na Casa São José, Curitiba,PR, bairro Santa Felicidade, aos 81 anos de idade e 61 de vida consagrada.

 

Depoimentos

Ir. Brígida Campos Cunha - Em 1960, fui transferida para a Província do Paraná e recebida pela então Provincial, Ir. Gesualda Périco. Sua imagem ficou profundamente marcada em minha vida. Era alta, falava baixinho, caminhava com muita suavidade e tinha personalidade firme e forte contrastando com seu tipo. Sua fala era decidida e suas palavras acompanhadas pela seriedade e exigência. Tinha grande interesse em preparar as Irmãs para as diversas obras; mas sua preocupação maior, era com a nossa vivência religiosa, nossa vida de oração, nossa vida interior e tudo isto selava com seu  testemunho.

Ir.Verônica Luiza Ceschin - Ir. Gesualda foi sempre muito boa pessoa; humilde, de espiritualidade profunda, caridosa, prestativa para socorrer em todas as necessidades.