IR. AURORA DE SOUZA - IR. ELEONORA
22/12/1920 + 27/09/2004Biografia
Ir. Elvira Nathalina Nichele - Ir. Eleonora de Souza, natural de Curitiba-PR, de família profundamente cristã, ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado coração de Jesus em 1939 e abraçou a Vida Consagrada com autenticidade, entusiasmo, coerência e fidelidade. O Coração de Jesus era tudo para ela. Seu testemunho de fé, de esperança e amor sempre vivo, é o exemplo de verdadeira e corajosa Apóstola. Nutria um grande amor por Jesus Eucarístico. Foi incansável no seu zelo apostólico. Grandes e pequenos foram seus protegidos na fé, no amor e na orientação espiritual. Procurou dilatar o Reino e a confiança do Coração de Jesus nos corações.
Considerava a Comunidade religiosa um jardim cultivado pela oração e fraternidade. Era sensível às necessidades de suas coirmãs. Demonstrava intenso amor à Igreja e ao Instituto. No horizonte de sua vida tinha como meta o ideal de santidade. Apóstola ativa e exemplar, trabalhou na área de educação com amor, em muitos lugares: Colégio Sagrado de Jesus, de Curitiba; Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo/SP; Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Cafelândia-SP; Universidade do Sagrado Coração, em Bauru; Lar Universitário, em Bauru-SP; Santa Rita de Caldas-MG, na missão de Diretora, Professora, Secretária e Coordenadora Pedagógica. Trabalhou incansavelmente na Pastoral Carcerária, promovendo a dignidade humana.
Em 1990 foi transferida para a Escola Social Madre Clélia-Curitiba-PR, onde por 14 anos, se dedicou ao atendimento dos alunos na Capela da Escola, aconselhando-os e abençoando-os. Como Apóstola dedicou-se à Catequese Vocacional, sendo madrinha espiritual de muitos seminaristas e Irmãs. Com alegria e otimismo, colaborava na formação inicial das Noviças e Postulantes do Instituto, nas duas Províncias brasileiras. Despojada de si, atendia aos pobres com muito carinho. Eram os seus preferidos. Apóstola muito zelosa e de grande amor a Jesus Eucarístico, coordenou o movimento de Adoração Noturna no Lar, da Igreja da Ordem, de Curitiba. Irmã Eleonora sonhou com a passagem para a eternidade. Assim se expressou em seus escritos: “Sinto uma alegria celestial pela presença de Jesus, de Maria, do Anjo da Guarda e dos Santos Padroeiros, oferecendo tudo no altar do holocausto, pronta ao querer divino”.
“A morte é uma transição da vida terrena para uma Vida maravilhosa no Céu. Morrer num ímpeto de amor, eis a grande esperança! Quero, com amorosa paciência, suportar as dores e limitações do meu final nesse mundo”.
Que Maria e São José e todos os Santos acolham esta nossa querida Irmã e dela nos alcancem a graça de buscarmos a santidade de vida, com alegria e determinação em qualquer circunstância. A ela a nossa homenagem póstuma de gratidão e reconhecimento.