IR. MARIA HELENA ROVIGATTI
06/08/1943 + 06/11/2020Biografia
Às 15h do dia 06 de novembro de 2020, na Betânia em Marília/SP, Irmã Maria Helena Rovigatti partiu para o céu, para o encontro definitivo junto àquele que durante sua permanência na terra, foi o sentido de sua vida. Nossas preces se dirigem a Deus agradecendo a vida de doação e testemunho de nossa querida e amada Irmã Maria Helena Rovigatti, consagrada por Deus a serviço da Igreja e da humanidade. Viveu sua consagração de forma total, na doação e no serviço aos irmãos.
Seu itinerário como Apóstola:
Período Comunidade Ofício
01/01/1969 - Hospital Matarazzo -São Paulo-SP - Enfermeira
01/01/1972 - Santa Casa de Misericórdia – Marília/SP - Enfermeira Superiora
01/01/1986 - Casa Provincial - São Paulo-SP - Vice-Provincial Superiora Auxiliar no Economato
01/10/1989 - Casa Geral - Roma – Itália - Estudante
01/06/1990 - Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Apeú - Castanhal-PA - Atividades Pastorais
01/02/1991 - Santa Casa de Misericórdia – Lins-SP - Superiora
01/01/1995 - Comunidade Bom Samaritano – Lins/SP - Responsável
01/04/1997 - Com. das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Dombe - Moçambique Missionária
20/12/1997 - Comunidade das Apóstolas - Maputo/Moçambique - Superiora
11/03/2008 - Colégio Divino Espírito Santo - Espírito Santo do Pinhal-SP - Atividades Pastorais
01/01/2011 - Betânia Caritas Christi - Marília-SP - Superiora
01/01/2014 - Col. Nossa Senhora Aparecida - Araçatuba-SP - Administradora Atividades Pastorais
01/01/2015 - Santa Casa - Jaú-SP - Atividades Pastorais
01/01/2018 - Comunidade de Betânia Caritas Christi - Marília-SP - Tratamento de saúde
Sabemos bem que o grande mandamento que o Senhor Jesus nos deixou é aquele de amar: amar Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente e amar o próximo como a nós mesmos (cf. Mt 22, 37-39), isso é, somos chamados ao amor, à caridade. E essa é a nossa vocação mais alta, a nossa vocação por excelência; e a essa está ligada também a alegria da esperança cristã. Quem ama tem a alegria da esperança, de chegar a encontrar o grande Amor que é o Senhor. Ir. Maria Helena Rovigatti, era uma Apóstola muito responsável, diante da missão que lhe era confiada. Dedicava seu tempo aos mais pobres e necessitados, levando incansavelmente o amor e a ternura do Coração de Jesus a todos. Pessoa simples de coração, missionária dedicada, amava o que fazia.
Alguns testemunhos:
Ir. Maria Helena disse uma frase, quando moramos juntas em Maputo, que a mim marcou profundamente e levo comigo: “Um sorriso sempre faz bem”. Pessoa sempre serena e silenciosa, era uma grande mulher. (Ir. Paulina Fernando Francisco Almeida).
Ir. Maria Helena foi uma incansável missionária. Firme em seus propósitos, decidida em seus objetivos e projetos. Com muita dedicação e esforço, trabalhou em terras moçambicanas espalhando aí a esperança e a confiança de dias melhores em uma situação de grande pobreza. Tinha um grande coração que sabia enxergar a necessidade do outro, de modo especial das crianças. Deixou um grande legado: amor e respeito pelo outro. Que Deus lhe dê o descanso eterno. (Ir. Maria Jacinta de Souza).
Missionária caridosa querida por todos, sempre exigente para garantir a melhor organização administrativa das escolas. Muitos são os que a procuravam e se sentiam acolhidos e ajudados de alguma forma. Sempre preocupada com o bem-estar da comunidade, nunca deixava faltar um prato feito por suas mãos, sempre uma delícia. Uma Irmã de coragem invejável, nada era difícil demais para ela e muitas vezes escondia seu sofrimento pelo bem da missão. (Ir. Hélia Sange).
Ir. Lena, deixa a memória de uma vida vivida para o seu Senhor. Falava que, uma vez tendo respondido à vocação, era para sempre o Sim à Deus; assim vivia na simplicidade e de forma que a sua entrega era total, um espírito despojado de si mesmo. Amava o Instituto e se preocupava sempre com o futuro, procurando por onde passava projetar e construir melhorias para a missão e comunidade. Respeitava sempre a decisão das superioras maiores, valorizando sempre o espírito de unidade. A sua preocupação e ocupação era a serviço da comunidade em que vivia e tinha a missão de responsável. Na Missão em Maputo-Moçambique colaborou com todo o seu talento e sacrifício juntamente com as outras Irmãs para estruturar a missão, a comunidade; afim de que a presença do Instituto e do Carisma de Madre Clélia ali pudesse expandir. De caráter forte e decidido colocou toda a sua vitalidade na doação à missão, sem jamais se perceber perder tempo, mas sempre dedicada ao trabalho. Silenciosa, reservada, de poucas palavras, mas uma alma de verdadeira mestra; por muitas pessoas leigas onde trabalhou assim era reconhecida pelos ensinamentos de vida que transmitiu. Uma pessoa de fortaleza interior e muita perspicácia, transmitia confiança, sabedoria e prudência a quem ouvia. De espírito de sacrifício até mesmo na doença. Sofria em silêncio as dores, fazia esforços sobre humanos para participar da oração, da Eucaristia e da vida fraterna que muito valorizava e ainda colaborava no que podia. Sua lucidez, força interior e fé permitiram-lhe fazer a entrega total e incondicional da vida ao Pai. (Ir. Olinda Josefa Cunha).
Ir. Lena, a mulher Eucarística (APEÚ, 1991). Todos as manhãs, às 4h30, fazia sua oração pessoal, passava horas diante do Sacrário, e ao vê-la, sentir-me interpelada pelo lindo testemunho de fidelidade ao único e essencial de sua vocação e que me levou a desejar estar com o Senhor. Ela buscava forças em Jesus na Eucaristia, e sentia- se segura com Ele. Um dia conversando com ela, disse que não sentia nada, e foi então, que ela percebendo o meu grande desejo de conhecer e aprofundar meu relacionamento com Jesus, pediu à nossa mestra para fazer a meditação com as aspirantes antes do café, e usando o Salmo 23 “O Senhor, é o meu Pastor nada me faltará. ” Partilhava toda sua história vocacional. Jamais esqueci de quanto esse salmo fez parte e até hoje me ajuda a buscar forças somente em Deus para enfrentar as situações mais adversas, para confiar em seu projeto de amor, porque eu não estou só, Ele está comigo, para me defender e cuidar de mim. Nestes meus 25 anos de vida Consagrada a Deus, louvo e agradeço a Deus por ter feito a Ir. Lena ser instrumento, que me ajudou no meu processo de discernimento vocacional. Obrigada Ir. Lena e peço que interceda por mim junto do Coração de Jesus, para que eu possa ser verdadeira Apóstola segundo o Coração de Deus. (Ir. Maria Alice Lopes de Freitas).
A vida passa como um relâmpago, e talvez soe para nós a hora do repouso e do encontro com Deus. Pudesse eu, um dia, ter a alegria de ver todas as minhas filhas subirem bem alto, no oceano de felicidade e de amor, que é o Coração de Jesus." (Clélia Merloni).
Na certeza de que junto de nossa querida Mãe Maria e de Madre Clélia já se encontra a Ir. Maria Helena Rovigatti em adoração ao Coração de Jesus, suplicamos que também ore por nós.
Descanse em paz, querida Irmã Maria Helena.