IR. GIUSEPPA BONOMI
*12/04/1863 - + 29/01/1916Biografia
Ir. Giuseppa Bonomi, apenas oito dias após sua Primeira Profissão, no dia 15 de junho de 1907 em Solero na Itália, partiu para o Brasil. Em 1915, com sua Superiora Ir. Dionísia Di Bert, assumiram a missão na Santa Casa de São Simão, no interior do Estado de São Paulo. Os responsáveis pela Santa Casa sentiram-se felizes e, de certa forma, aliviados com a chegada das Irmãs que tanto esperavam.
Pouco tempo após sua chegada, Ir. Giuseppa adoeceu. Sofria fortes dores ocasionadas por um tumor maligno, desconhecido na época como tal; foi submetida a uma cirurgia, cujo êxito não foi o esperado e a Irmã faleceu dois anos depois. Durante o tempo de sua doença não faltaram os cuidados e a dedicação de suas coirmãs. A Superiora apressava-se para chegar ao seu leito logo que as ocupações lhes permitissem e as Irmãs disputavam para fazer-lhe companhia. Ir. Giuseppa sofria dores atrozes e os seus gritos expressavam o agudo sofrimento; tinha em suas mãos o Crucifixo que apertava junto ao peito, suplicando a Jesus o alívio das insuportáveis dores. Os médicos e as Irmãs pouco podiam fazer para amenizar sua dolorosa situação, então suplicavam a Jesus pela coirmã.
Faleceu na Santa Casa de São Simão, Diocese de Ribeirão Preto/SP. Sua morte foi muito sentida não só pelas Irmãs de sua Comunidade como também pelas comunidades vizinhas e por todos os que a conheciam.