IR. ROSA MARIA TARZIA

IR. ROSA MARIA TARZIA

17/02/1918 + 27/03/2000 -------------------------

Biografia

 

Educadora por excelência preocupava-se com a cultura das Irmãs e sempre que podia dava-lhes aulas de português. Sentia-se feliz quando conseguia alfabetizar crianças e adultos. Dava aulas de português para religiosas italianas de outras congregações, quando chegavam ao Brasil, como missionárias.

Muito meiga, tratava a todos com muita atenção e delicadeza. Não alterava sua voz, de tal forma que todos se sentiam à vontade para esclarecer dúvidas e pedir orientações.

Como educadora, exerceu atividades educacionais em locais diversos: De 1942 a /1947, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba,PR; de 1947 a 1949, no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba,PS; de 1949 a 1951 e de 1977 a 1989, no Colégio Sagrado coração de Jesus, em Marília,SP; de 1952 a 1960, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Cafelândia,SP; de 1960 a 1962 e de 1964 a 1970, 1973 a 1975, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Birigui,SP, em 1963, no Colégio Diocesano, em Itumbiara,GO; de 1970 a 1972, residia no Educandário Madre Clélia e lecionava no Ginásio Estadual de Bauru,SP;  de 1975 a 1977, na Escola São Francisco de Assis, em  Bauru,SP; de 1990 a 1992,  em serviços diversos,  no Lar Universitário Nossa Senhora de Fátima, em Bauru,SP;  de 1993 a 2000, no Colégio São José, em Bauru,SP, além de auxiliar as Irmãs estudantes, trabalhava na alfabetização de crianças e adultos.

Ir. Rosinha, como era chamada, carinhosamente, sentiu-se mal, no início do dia, e foi levada ao Hospital; mas seu coração, safenado por três vezes, deixou de bater. Partiu para o céu, prêmio de sua fidelidade a Deus, à Igreja e ao Instituto, aos 82 anos de idade e 57 de vida religiosa.

Depoimentos

Ir. Augusta Ferreira - Como boa educadora, gostava de transmitir seus conhecimentos e ajudar quem deles necessitasse, com alegria e muita calma”.

Ir. Lydia Moreira de Oliveira - Ir Rosinha deixou marcas de como viver com dedicação e abnegação. Possuía conhecimentos de espiritualidade e de outras ciências, especialmente da língua portuguesa, auxiliando as Irmãs estudantes, nas suas tarefas escolares; dava, também, aulas de alfabetização a crianças e adultos. Com os alunos era bastante exigente, procurando mostrar o caminho certo para serem bons cristãos e cidadãos.

Ir. Brígida Campos Cunha - Ir. Rosamaria ao entrar para o Instituto, como seu pai não aceitava a ideia de tornar-se religiosa, resolveu fugir de casa. Morando em Bauru, combinou com as Irmãs e um cunhado a sua fuga para São Paulo. Quando o pai tomou conhecimento, ficou muito revoltado e exigia sua volta. Mas ela ficou firme na sua vocação. Tive-a como professora de português, em Cafelândia,SP. Admirava sua caligrafia, sobretudo sua linguagem correta e grande facilidade em transmitir os conhecimentos. Convivi com ela, durante quatro anos, no Colégio São José, em Bauru. Nesse tempo, no período da manhã, ela ia para o sítio da USC e lá preparava os funcionários, alfabetizando-os e dando-lhes o ensino religioso básico. Alfabetizava também funcionários do Colégio e toda semana fazia com eles uma reflexão bíblica.

 

Ir. Jucélia Melo - Trabalhei com Ir. Rosamaria no Colégio São José, em Bauru. Ela dava catequese e alfabetização para adultos e orientava as Irmãs estudantes.  Possuía o dom de ensinar. Calma, caprichosa, paciente, alegre, bom caráter, muitos conhecimentos, sabia doar-se. Dedicada, como pessoa, como religiosa e como educadora.