IR. SERENA MISTRANGIOLI

IR. SERENA MISTRANGIOLI

09/07/1896 + 22/08/1976 -------------------------

Biografia

A vida da Irmã Serena foi a de uma verdadeira Apóstola. Serena de nome e de fato. Quem a conheceu teve oportunidade de perceber como é bom servir a Deus e aos irmãos, pois sua vida foi uma demonstração de grande espírito de sacrifício, penitência e caridade, enfim, de todas as virtudes que coroavam seu dia-a-dia. Respondendo ao chamado do Coração de Jesus, para a terra de missão, muito jovem, veio para o Brasil, começando seu apostolado no setor de enfermagem. Durante cinco anos trabalhou no Hospital do Brás, em São Paulo/SP, e aí teve a oportunidade de iniciar sua vida de doação em benefício dos irmãos mais necessitados, que, ao lado da assistência às dores físicas, recebiam o conforto espiritual que ela lhes dedicava com muito amor. Passou depois para o Hospital Matarazzo e ali permaneceu durante quinze anos, dando seu testemunho de caridade, paciência, simplicidade e alegria e, continuando a percorrer o caminho que o Senhor lhe preparara, partiu para a Santa Casa de Mococa, onde permaneceu 30 anos, exercendo ação direta para com os doentes, no silêncio e na obscuridade, sem esperar recompensa das criaturas.

 

Após esses longos anos de apostolado ativo no Brasil, já com a saúde abalada, foi transferida para a Betânia e ela mesma escreveu o seguinte bilhete: “SUOR SERENA venne in Betânia il 2 febbraio  per l’ultima  sua missione, per grazia del Divin Cuore. Madre Fondatrice diceva alle figlie che partivono per le missioni: “Andate, figlie mie; quando sarete vecchie, ritornerete a Casa Madre, dove ogni conforto, anche spirituale, vi sará dato in beneficio di quel che avete fato per la gloria del Cuore di Gesù”. E, continua: “Alla mia avanzata età di 83 anni, ringrazio il Sacro Cuore per essermi trovata bene in tutto, e per il poco tempo di vita che il Sgnore mi concede, mi conformo come il Capitolo  Generale  determinò”.

Assim, podemos notar como Irmã Serena aceitou e assumiu com grande generosidade a missão de APÓSTOLA ADORADORA. Na Betânia, num clima de paz e tranquilidade dedicou-se inteiramente à vida espiritual, plenificando-se em Deus. Num gesto de plena adesão à Providência e ao sacrifício total, nunca manifestou o desejo de rever e retornar à Pátria de origem, a Itália. Deu ao Brasil cinquenta e seis anos de sua existência missionária.

No dia 22 de agosto de 1976 marcou o término de sua vida terrena. Faleceu em Marília/SP, aos 80 anos de idade e 63 de vida religiosa. A causa de sua morte foi a idade avançada e insuficiência cardíaca. Foi sepultada na Capela São José, ao lado da Betânia.