IR. GERMANI PATRINI

IR. GERMANI PATRINI

05/10/1895 + 18/06/1989 -------------------------

Biografia

Ir. Germana iniciou sua missão, no Brasil, no Hospital Matarazzo, em São Paulo, SP, depois foi para Campinas,SP e Mococa, SP. Em 1955, foi eleita Ecônoma Provincial, cargo que ocupou até 1965. A seguir foi para o Asilo São Vicente, em Marília, SP, primeiro como auxiliar e depois como Superiora; e em 1973, atuou como porteira no Colégio Divino Espírito Santo do Pinhal,SP. Em 1974, foi para a Betânia, em Marília.

Sua vida foi exemplar, muito respeitosa com as superioras, delicada nos sentimentos, assídua à oração e amante da Santíssima Eucaristia. Quantas vezes foi vista no jardim interno da Betânia, debruçada sobre o Livro da Liturgia das Horas, esforçando-se para ler com a lupa, pois não enxergava! Diariamente, víamos Irmã Germana fazendo, com muita devoção, a Via Sacra. Foi uma Irmã simples, cheia de amor de Deus e zelosa a tudo o que pertencia ao Instituto. Preparava-se, com a lâmpada acesa para a chegada do esposo. No dia 31 de maio, por ocasião de sua última confissão, confidenciou à Irmã enfermeira que, queixando-se por não poder mais rezar com a comunidade, ficou feliz, quando o sacerdote lhe disse: Irmã, a senhora não pode mais rezar, mas tem um coração para amar e isto basta.

 

Sexta-feira, 16/06, participou da Santa Missa com muita dificuldade. Após o café, ao passar pela Capela, disse: Adeus Jesus aqui não volto mais. Realmente, Ir. Germana não mais entrou na Capela com sua bengala, companheira de muitos anos, mas entrou no céu, para receber do Coração de Jesus a merecida recompensa, por sua vida toda dedicada a Ele.

 

Depoimentos

 

Ir. Lucília Elisa Roseto - Ir. Germana nasceu na Itália e veio ao Brasil como missionária. Trabalhou nos hospitais prestando os mais diversos serviços. Soube amar o Instituto com clareza de mente, pobre, obediente, simples e humilde; era a sua família que amava muito e servia quando solicitada. Foi do Conselho Provincial e com muita dedicação, embora sem muita experiência administrativa financeira, soube levar o seu serviço com afinco e prudência. Percorria os bancos com simplicidade e pobreza, economizando o que podia, sabendo resguardar o patrimônio da Congregação sem prejudicar as obras que diretamente dependiam da Casa Provincial para sobreviver. Soube sair dessa atividade, quando esgotou o seu tempo, com muita humildade e foi viver na Betânia. Ali se preparou para o encontro com Deus Pai, fez o seu dia pleno de louvor e adoração e repousou para a eternidade.

 

Ir. Alaíde Moreira Foz - Ir. Germana era muito atenciosa e seu porte transmitia seriedade. Sempre foi muito dedicada. Foi uma Irmã ativa, responsável no trabalho a ela confiado na tesouraria; silenciosa e zelosa pela observância regular.

 

Ir. Olívia Santarosa - Ir. Germana foi uma religiosa exemplar, cumpridora de seus deveres, autêntica, amável, disponível e repleta de Deus.

 

Ir. Palmira de Oliveira - Ir. Germana como Superiora sempre foi muito boa, apreciada e querida por todas as Irmãs. Desempenhou por tempo considerável a função de Ecônoma Provincial na Província de São Paulo.

 

Comunidade de Águas da Prata - Ir. Germana quando saia para os empreendimentos a serem realizados na cidade, levava consigo Ir. Celisa Pereira dos Santos e se interessava pela postulante, sua companheira e aconselhava-a. Era muito responsável, silenciosa e às perguntas que lhe eram dirigidas, respondia apenas o necessário; atenciosa com todos.