IR. GUERRINA CRACCO

IR. GUERRINA CRACCO

15/11/1899 + 07/02/1991 -------------------------

Biografia

Ao chegar ao Brasil, sua primeira missão foi o Hospital Matarazzo, em São Paulo,SP. Lá aprendeu a língua portuguesa e a prática de Enfermagem, profissão que exerceu enquanto a saúde lhe permitiu. Seu campo de trabalho abrangeu as localidades: São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, São João da Boa Vista e Fazenda Amália, todas no Estado de São Paulo. Em 1970, foi enviada para o Asilo de São João da Boa Vista,SP, ficando com a responsabilidade da Capela e atendimentos aos idosos permanecendo durante dez anos. Por onde passou, deixou as marcas da verdadeira religiosa. Todos que a conheceram têm palavras elogiosas a seu respeito; pessoa sensível e delicada, de coração extremamente agradecido; para tudo era-lhe espontâneo um “muito obrigada” ou um “Deus lhe pague”. Seu espírito de sacrifício não media esforços, procurando o bem estar de todos os que servia, vendo em cada um, a pessoa de Jesus. Alimentava sua vida espiritual na oração; passava longas horas na presença de Jesus Sacramentado, implorando pelas intenções da Igreja, do mundo e pelas necessidades do Instituto, das superioras, a quem devotava grande respeito.

 

Em 1981, foi para a Betânia. Enquanto tratava da própria saúde, ocupava-se nos serviços da casa e no cuidado das Irmãs mais necessitadas. Aos 92 anos de idade e 67 de vida religiosa, Ir. Guerina recebeu o amplexo do Divino Coração de Jesus e a recompensa pela sua vida de fidelidade no serviço a Ele  e aos irmãos.

 

Depoimento

 

Ir. Virgínia Baptista de Oliveira - “Irmã Guerina foi enfermeira responsável, cuidando com carinho das irmãs doentes. Notável era seu espírito de pobreza, obediência e sacrifício; nunca ofendia as Irmãs; não invadia a privacidade  do outro e não falava mal de ninguém”.