IR. PIA DELSOTTO
05/11/1891 + 25/10/1960Biografia
Em 16 de maio de 1908, escrevia sua mãe: “Querida filha, com prazer concedo-te a permissão de vestir o Santo Hábito, como pedes na tua carta de 15 do corrente, e te dou a minha bênção materna. Creia-me tua mãe. Maria Milani Delzotto”.
Foi uma das primeiras Postulantes brasileiras que ingressaram no Noviciado. Religiosa ativa, de espírito de sacrifício. Destinada aos serviços domésticos, em vários hospitais, exercia-os com muito amor. Amava o trabalho e zelava, com espírito de pobreza pelos bens do Instituto. Em Jaú,SP, fundou a Congregação das Filhas de Maria, associação que lhe mereceu os aplausos de bons sacerdotes, pelo fervor que a animava
Acometida de pleurisia, no início de outubro, foi levada ao vizinho Hospital de São João da Boa Vista,SP e, depois de alguns dias, confortada pelos santos sacramentos, em plena lucidez e piedade, sempre conformada com a santa vontade de Deus, faleceu, dizendo: “Jesus, vem buscar-me”. Morreu com 69 anos de idade e 51 de vida religiosa (Arquivo da Casa Provincial) .
Depoimento
Irmã Leônia Cavassin - “Morei com Irmã Pia em Espírito Santo do Pinhal/SP. Muito amável e bondosa. Cuidava da horta e da criação; muito zelosa e amante da pobreza. Foi para mim de grande auxílio. Preocupava-se com o andamento da casa e não media esforços para prover às necessidades, pois havia poucos recursos, e, ainda, conseguia ajudar os funcionários pobres. Gostava de ensinar os pobres a rezar e com eles rezava. Suas devoções particulares: almas do Purgatório e Coração de Jesus. Sua jaculatória predileta “Cuor di Gesù, fami santa e portami là su”. Conservava uma carta da Madre Clélia, escrita do próprio punho. Não a li: mandei para a Casa Provincial. Dedicava um grande amor ao Instituto e preocupava-se com as vocações”