IR. ETTORINA ROVESO

IR. ETTORINA ROVESO

06/01/1903 + 26/09/1992 -------------------------

Biografia

 

Uma história feita de doação, acolhimento, compreensão, interesse pelo outro, esquecimento de si, amabilidade e disponibilidade constantes. Pessoa de intensa vida de oração, no silêncio do seu ser e na união com o Senhor, balbuciando palavras que seu coração e sua mente acompanhavam, pois, vivia na presença do Deus de Amor.

Muito observante, exigia das Irmãs o cumprimento de seus deveres e interessava-se pela sua vida espiritual. Alegre, gostava de participar das brincadeiras nos recreios e nos passeios.

Sofreu muito física e moralmente, mas sem queixas. Sabia perdoar, esquecer e continuar amando. Exerceu o cargo de superiora em diversos colégios, na Província de São Paulo e Paraná.

Em 1964 e de 1973 a 1990 trabalhou na comunidade da Escola Santa Terezinha de Curitiba, como costureira e auxiliar da rouparia e em setembro de 1990 foi transferida para a Betânia das Apóstolas, em Marília e ali permaneceu até sua morte, quando num gesto de oferenda entregou sua vida nas mãos do Criador. Durante a vida acreditou que Jesus é a Ressurreição e a Vida, por isso viveu de fé e colheu a recompensa merecida, gozando agora a visão beatífica. Contava 89 anos de idade e 64 de vida religiosa.

Depoimentos

 Ir. Maria de Lourdes Pereira - Ir. Ettorina foi minha Superiora de 1952 a 1957. Exercia seu ofício com dedicação e amor. Corrigia com bondade, sempre aberta para acolher e compreender as Irmãs. Possuía o dom do amor gratuito, sobressaia pela sua caridade amabilidade, porém, era muito firme. Ouvia as Irmãs e interessava-se pelas obras apostólicas. Recomendava a oração, a devoção ao Coração de Jesus e a Nossa Senhora.

Ir. Palmira de Oliveira - Foi uma superiora caridosa, atenciosa, paciente, bondosa, verdadeira mãe. Rezava muito e ensinava a rezar. Sabia chamar a atenção quando as coisas estavam erradas.

Ir. Olívia Santarosa - Foi minha Superiora; uma criatura santa. Compreensiva, sem maldade, caridosa, alegre, serviçal, piedosa, justa. Sabia amar e fazer-se amada.

Ir. Leônia Cavvassin - Foi ótima e caridosa Superiora. Muito prestativa em servir as pessoas. Amava e ajudava as pessoas carentes e dá-lhes conselho; interessava-se pelas famílias dos pobres.

Ir. Nadir Damião - Conheci a Irmã Ettorina no Colégio de Marília como superiora. Após eu fazer um retiro de carnaval, senti o chamado e fui conversar com ela. Acompanhou-me no discernimento vocacional por pouco tempo, não demorando para me acompanhar ao convento. Era boa, acolhedor, alegre e fervorosa. Só tive contato com ela como vocacionada. Depois de dez anos a encontrei em Curitiba,PR; ficou feliz em me ver e lembrou-se de mim. Depois de poucos anos, soube de seu falecimento.

Ir. Alaíde Moreira Foz - Ir. Ettorina, como Superiora visitava as Irmãs em seus diferentes locais de trabalho. Cuidava, inclusive da roupa das Irmãs, consertando-a; sempre muito cuidadosa e boa.

Obs.- Outras informações são encontradas no livro do perfil biográfico com o título,”Um coração sem fronteiras”.