Ir. Tarcila Gasparotto (Ir. Leonilde)

Ir. Tarcila Gasparotto (Ir. Leonilde)

26/08/1930 – † 23/07/1998 -------------------------

Biografia

Irmã Leonilda exerceu suas atividades, dominantemente, na área de saúde, atuando nas seguintes Casas na Província de São Paulo: São João Ir.Leonilda, exerceu suas atividades da Boa Vista, Lins, Hospital Matarazzo, Araçatuba, Jaú, Ribeirão Preto, sempre atenta para passar a mensagem evangélica aos pacientes e familiares.

Falava com muito entusiasmo sobre a vida de Madre Clélia e dela herdou o espírito missionário, rezando, diariamente, pelas Irmãs que missionam fora do país. Sua simplicidade e amor ao Instituto traduziam, em fidelidade, a sua vida de consagrada ao Coração de Jesus, em quem depositava todas as palpitações do seu coração. Era muito sincera e honesta consigo mesma e em tudo o que lhe era confiado. Apesar de seus inúmeros afazeres, encontrava tempo para dar aulas de catequese; e não perdia oportunidade de falar de Madre Clélia para as crianças e jovens. Com sorriso acolhedor distribuía simpatia e confiança a todos que a cercavam.

Em 1989, retornou à Santa Casa de Jaú e aí permaneceu até o dia de sua morte. Estava em plena atividade, quando o Senhor a chamou para junto de si, aos 68 anos de idade e 37 de vida religiosa. Seu coração, que sempre palpitou de amor e zelo pela glória do Coração de Jesus, encerrou sua missão aqui na terra.

Depoimentos

Ir. Celeste Yamamoto - Ir. Leonilda fazia o curso de Auxiliar de Enfermagem no Hospital Matarazzo e aí tive oportunidade de conhecê-la. Estudava com muito sacrifício, mas venceu. Antes, trabalhava na cozinha e após fazer o curso aprendeu a amar a Deus nos doentes e tornou-se uma excelente auxiliar de enfermagem. O que mais admirava nela era a força de vontade, a compreensão e amor aos doentes. Sentia um desejo imenso de ajudar os que sofrem nos leitos de dor. Religiosa de bom caráter e ótimo relacionamento com as Irmãs e com todos. Sua devoção particular: as Almas do Purgatório”.

Ir. Nadir Damião de Oliveira - Morei com ela em quatro Santas Casas: de São João da Boa Vista, como noviça, em Lins, Jaú e em Ribeirão Preto quando eu era superiora. Ir. Leonilde era de gênio forte, muito sincera e caridosa de grande fé, e espírito de sacrifício e generosa. Ela estava sempre alegre. Muito boa para os doentes, se preocupava com eles e cuidava para que os funcionários os tratassem com amor e carinho. Nas meditações partilhadas em Comunidade, era sempre inspirada. Muito devota de Nossa Senhora, Devota também de Madre Clélia e sonhava com sua beatificação. Ansiava por ir à Itália para rezar no túmulo de Madre Clélia que se encontra na Capela da Casa Geral.

Ir. Leonilde Veronezi - Ir. Leonilda Gasparotto era Auxiliar de Enfermagem muito boa, correta e exemplar como religiosa e como profissional, delicada e dava tudo de si. As funcionárias a procuravam para conversar.

Ir. Alzira Carolino de Sá - Ir. Leonilde era trabalhadora, boa, caridosa, atenciosa com todos; rezava muito.