IR. AGNESE CARTA
15/02/1924 + 20/02/1996Biografia
A característica marcante da vida de Ir. Agnese foi o ardor apostólico e missionário. Recebendo do Coração de Jesus o chamado para ser Apóstola do seu Sagrado Coração, Respondeu com generosidade; e seguindo as pegadas de Madre Clélia, empenhou-se em ser verdadeira Apóstola do Amor, Apóstola como os Apóstolos e Apóstola da Reparação.
Sua vocação desabrochou num lar cristão, onde sempre pôde contar com o carinho, a ternura e a oração de seus pais, de modo muito particular da mãe, que sempre a acompanhava, também com inúmeras cartas que retratavam uma mãe santa, preocupada com os seus sete filhos; mas, sobretudo, com as duas filhas religiosas, com o filho sacerdote Pe. Nino, e uma filha focolarina que fazia companhia aos pais idosos.
Antes de vir para o Brasil, por ocasião dos 60 anos de matrimônio dos pais, em 1982, Ir. Agnese publicou um opúsculo com o título: “Una mamma cristiana scrive cosi...” Em uma das cartas escritas à Ir. Agnese, a mãe diz, referindo-se à renúncia: “... oferecemo-la, juntas, ao teu Esposo, para sua maior glória e para que te conceda a graça de amá-lo sempre mais e sempre melhor, e ser, até o fim, uma religiosa modelo”. E, em outro lugar escreve, falando sobre a caridade: “A caridade é a rainha de todas as virtudes, sem ela fica-se na mediocridade, e a religiosa medíocre é uma religiosa falida”.
Obediente aos ensinamentos e testemunho de sua santa mãe, Ir. Agnese foi Apóstola fiel a todos os seus compromissos e, tendo vivido plenamente a vida familiar, amou intensamente a vida comunitária e fraterna, exortando as Irmãs para que também a amassem.
Sentindo o ardor missionário, soube renunciar à proximidade da família, da Pátria e da missão que tanto gostava, para vir ao Brasil. Tanto na Itália, como no Brasil, foi Apóstola autêntica e de muita oração. No último retiro, deixou profunda impressão na Irmã que a acompanhava, quando confidenciou: “Ao fazer oração, não consigo abrir o texto indicado, coloco-me diante de Jesus Eucarístico e isto me basta. Ele me preenche”.
Ir. Agnese passou sua vida religiosa e missionária nos seguintes lugares:
De
No final de 1999, Ir. Agnese não estava bem de saúde e foi transferida para a Betânia, para tratamento, ali permanecendo até 20 de fevereiro, dia de sua passagem para a eternidade. Seu corpo foi transladado para Bauru e velado na Capela da Chácara São José, onde se encontrava um grupo de Apóstolas para Encontro de Formação Permanente. Após a missa de Corpo presente, foi sepultada no cemitério da Saudade.
Depoimentos
Ir. Lydia Moreira de Oliveira - Foi minha Superiora, em Papagaios,MG. Construiu, com recursos de seus familiares, a Igreja Nossa Senhora Aparecida a qual teve grande repercussão em todo o bairro. Anexo à residência das Irmãs, funcionava o Posto de Saúde onde Ir. Agnese prestava ajuda, na área de enfermagem. Diversas famílias carentes foram beneficiadas na construção de suas casas com material angariado por ela. As autoridades locais sempre atendiam seus pedidos, pois sabiam que eram aplicados inteiramente para o bem dos pobres. Trabalhava, com afinco, na pastoral da criança, ensinando às mães hábitos de higiene, alimentação alternativa e outros recursos, para manter um nível saudável nas famílias. Mantinha a comunidade em ambiente alegre, preocupando-se com as mínimas necessidades. Gostava de cozinha e de fazer quitutes gostosas. Sua saúde era debilitada. Sofria sem queixas e com generosa oferta de si mesma a Deus.
Ir. Maria das Graças Faria - Morei com Ir. Agnese na comunidade de Papagaios. Ela era responsável pela comunidade e trabalhava no Posto de Saúde, como enfermeira; atuava no Apostolado da Oração da Paróquia e na Pastoral da criança. Era líder, solidária e disponível. Acolhia a todos, especialmente os pobres; visitava e ajudava os doentes. As virtudes que mais a destacavam: sinceridade, fé, amor à Igreja e ao Instituto, simplicidade, alegria, delicadeza, piedade. De caráter firme, transparente, era impulsiva, mas amável. Numa partilha de oração, ela me disse que Jesus estava contente com ela e que ela já havia realizado sua missão nesta terra. Expressava seu amor pelo Coração de Jesus, difundindo a devoção entre os pobres do Bairro.
Ir.Lourdes Baptista Ferreira - Morei com Ir. Inês Carta em Papagaio. Pude ver e sentir o seu ardor missionário, seu espírito de oração e sacrifício, seu amor pelos pobres e miseráveis.