Ir. Annamaria Gindro
10/10/1916 – † 03/12/1991Biografia
Nas comunidades e obras, por onde passou, Ir. Anamaria sempre foi solícita, atenciosa, deixando as marcas do seu ardor apostólico. Muito querida por todos, especialmente pelos doentes, a quem servia com carinho, vendo neles os membros sofredores de Cristo. Carinho especial dedicava às Irmãs jovens que eram enviadas às comunidades, ensinando-lhes como tratar os doentes. As que a conheceram têm boas lembranças de sua atuação como Apóstola.
Como enfermeira exerceu seu apostolado em Campinas, Araraquara, Ribeirão Preto, Hospital Matarazzo, São João da Boa Vista, Jaú, Lins, Fazenda Amália no Estado de São Paulo. Foi superiora da Comunidade do Hospital da Fazenda Amália de
De caráter forte, soube trabalhar sobre si mesma, durante toda sua vida e, assim, teve condições de encontrar-se com o Senhor em paz, para gozar da sua presença e viver os eternos esponsais. No Hospital, os últimos momentos passou-os em oração, repetindo frases de entrega ao Senhor e, quando já não pronunciava palavras, movimentava os lábios, repetindo preces até que expirou, aos 75 anos de idade e 51 de vida religiosa.
Depoimentos
Ir. Lélia Mackert - Morei com Irmã Anamaria, em Jaú,SP, de
Ir. Maria Casoti - “Morei com Ir. Anamaria, em São João da Boa Vista,SP. Era de caráter forte, mas humana e muito respeitada pelos médicos, dedicada e atenciosa com os doentes. Sofreu muito quando transferida de São João da Boa Vista”.
Comunidade de Águas da Prata - Ir. Anamaria gostava muito do trabalho da Enfermagem. Sabia bem a matemática e pode usar os seus conhecimentos nos procedimentos terapêuticos . Era edificante; sempre atuou no hospital. Confeccionava terços para oferecer aos doentes e visitantes.
Ir. Alzira Carolino de Sá - Ir. Ana Maria trabalhou em vários hospitais: no Hospital Matarazzo, na Santa Casa de Ribeirão Preto,SP e de Araraquara,SP. Sua delicadeza no trato com os doentes e com as demais pessoas se destacava. Atuou também na Santa Casa de Jaú,SP, no período noturno. Nos momentos de recreação na Comunidade, gostava de fazer comédias e era aquela diversão!
Ir. Efigênia Peixoto - Ir. Anamaria entrou para o convento com 14 anos e foi muito minha amiga. Ir. Natalina foi quem a acompanhou antes de sua entrada definitiva. Foi uma Irmã muito alegre e boa. Trabalhava para ajudar a família.
Depoente não identificada - Ir. Anamaria nasceu para ser consagrada ao Senhor. Seu nome já estava escrito, designada para acompanhar o Senhor numa vida missionária, servindo a Deus mais de perto e prestando serviços aos necessitados e pobres doentes, principalmente aos mais humildes. Brincava com os seus doentes, contava-lhes piadas, algo engraçado para que suas mentes não se deprimissem por permanecerem tanto tempo num leito de hospital. Sua enfermaria era muito cuidada dando o máximo de conforto e limpeza a cada enfermo de sua responsabilidade. Sabia suplicar aos médicos para uma atenção maior a um determinado doente que necessitava de algo mais, como apressar a cirurgia, dar uma calmante, vitaminas, etc.