Ir. Rachel Sandri
20/06/1909 – † 29/06/1993Biografia
Paulina conheceu as Apóstolas em Curitiba,PR, bairro de Santa Felicidade; e Ir. Eufrosina foi o instrumento escolhido pelo Coração de Jesus, para convidá-la à vida Religiosa e ela respondeu generosamente. Irmã Raquel passou por poucas casas, mas conheceu muitas Irmãs, entre as quais deixou marcas profundas e o testemunho de uma autêntica Apóstola.
Iniciou sua missão em 1933, em Cafelândia,SP, como professora, e aí permaneceu apenas quatro meses, sendo transferida para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Marília,SP, atuando como professora do curso primário, por 30 anos. Em 1964, passou para o Colégio São José, em Bauru,SP, dedicando-se à costura; e, em 1966, retornou a Marília, servindo as Irmãs na costura e rouparia. De
Pessoa carinhosa e acolhedora, dedicada, alegre, carinhosa. Encantava pelo seu modo de ser. Seu sorriso contagiante revelava uma alma límpida, bela, cheia de amor. De grande espírito de oração, cultivava a intimidade com o Senhor a quem amava com todo o seu ser. Doou sua vida na educação das crianças e no humilde serviço às Irmãs, nas comunidades por onde passou; numa palavra, viveu verdadeiramente o ser “Apóstola do Amor”.
Foi fiel ao Senhor e dele recebeu a recompensa de uma vida inteiramente consagrada ao Amor. Depois de uma prolongada agonia, entregou sua bela vida ao Senhor, na festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, quando acabava de completar 84 anos de idade e 60 anos de vida religiosa.
Depoimentos
Ir. Lucília E. Roseto - Conheci Irmã Raquel no Colégio São José onde ela cuidava da rouparia. Foi uma Irmã risonha, alegre, satisfeita no que fazia, passando roupas o dia todo, consertando-as quando necessário, pregando botão, fazendo barra. Quando se deparava com alguma Irmã visitante chegando, ia ao seu encontro toda risonha e feliz recebê-la, oferecendo água, café, refresco. A sua passagem entre nós foi de serenidade, generosidade, amor, doação a todos e todas, de uma bondade invejável. Quando foi residir na Betânia, sua tarefa era continuar a mesma, respondendo pela lavanderia e rouparia. Exerceu essa função com muito amor, doação e alegria por poder servir a todos. E aí ficou até quando as suas forças físicas suportaram o trabalho. Permaneceu pouco tempo após sua aposentadoria dos serviços quando entregou a Deus a sua fraqueza física. Sua morte foi recebida com dor pelas Irmãs, pois era uma presença brilhante de suavidade, de paz, sorriso e serviço.
Ir. Alaíde Moreira Foz - Irmã Raquel trabalhou uma temporada no Colégio de Marília como roupeira. Foi muito acolhedora, delicada, atenciosa, silenciosa, comedida e discreta.Estava sempre pronta para o serviço.
Ir.Yolanda Quilice - Conheci Irmã Raquel quando esta era menina da casa. Era de muito sacrifício; trabalhava na lavanderia, rouparia desde que chegou no colégio de Maríllia. Era Professora. Levantava-se às 4h para lavar roupa e depois da Missa, lecionava.. Para ferver a roupa era preparada uma vasilha grande na qual se colocava o pó de serra para acender o fogo. Ela me ensinou a ler e a escrever. Ensinava Catecismo para a Primeira comunhão. Cuidava com muito carinho da roupa do senhor Bispo. Quando morou na Betânia trabalhou na lavanderia e dedicava-se no cuidado da roupa da Capela.
Ir. Fulvia Perin - Irmã Raquel, apesar de um defeito que tinha na mão, direita, dedicava-se com esmero no trabalho que realizava. Era de muito sacrifício, tranqüila e serviçal.
Ir. Leoncia Dalle Vedove - Irmã Raquel prestou serviço na lavanderia e rouparia do Colégio em Marília. Lecionava no primário. Ainda hoje há pessoas que se lembram dela. Há médicos que foram seus alunos. Ela zelava pela roupa do Bispo Dom Hugo, Ir. Fidelis cuidava da alimentação e Ir. Diomira Stival foi secretária dele. Ir. Raquel era muito trabalhadora, apesar do defeito que tinha na mão direita.
Ir. Alzira Carolino de Sá - Ela gostava muito de ler e aproveitava o tempo para se dedicar à leitura; lembro-me que ela leu O Tesouro da Juventude e a Sagrada Escritura. Ela lecionava na segunda série primária. Tinha deficiência auditiva o que a fazia sofrer na sala de aula. Sua caridade era extrema.
Ir. Olívia Santarosa - Irmã Raquel era prestativa, serviçal, muito alegre, de uma mansidão invejável e repleta de Deus.
Ir. Verônica Luiza Ceschin - Ir.Raquel era de uma delicadeza com todos que impressionava, especialmente com a Superiora. Cuidava muito bem da roupa das Irmãs na Betânia.