IR. LECTICIA DA SILVA
23/12/1909 + 30/10/1982Biografia
Em seu atestado de boa conduta encontra-se: “Com satisfação posso dizer que ela nunca teve a menor leviandade. Foi sempre muito séria e, especialmente nestes últimos meses, era muito dócil e piedosa”. De temperamento calmo, muito piedosa, foi sempre sinal de paz e alegria, nas comunidades por onde passou. Desempenhou suas atividades, inicialmente, como assistente de internato, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba/PR; depois, professora primária no Colégio São José, em Bauru/SP e no Externato Santa Maria, em Pirajuí/SP, voltando a ser assistente de internato, em Marília/SP e Araçatuba/SP. Em 1964, assumiu a Obra de Assistência Social (ASSISO), em Campos do Jordão/SP, manifestando toda sua dedicação, bondade e generosidade para com todos os necessitados. Era incansável no atendimento aos pobres, a quem se referia com frequência e com muito amor, durante o tempo de tratamento em São Paulo/SP e em Marília/SP. Desejava ardentemente recuperar a saúde a fim de poder voltar a atender os pobres, em Campos do Jordão. Seu testemunho de vida foi de uma pessoa totalmente voltada para Deus. Acolheu com resignação os grandes sofrimentos por que passou desde que foi acometida do terrível mal que a fez perecer. Após a cirurgia, submeteu-se com invejável paciência ao tratamento necessário e, apesar das dores, esforçava-se para cumprir seus deveres de piedade e raramente não comparecia aos atos comuns. Sofreu muito, mas sem queixa, sempre sorrindo, agradecendo com delicadeza aos médicos e enfermeiras, que dela se ocupavam. Era uma pessoa que só sabia falar bem dos outros. Os que a conheceram, ao receber a notícia de sua morte, puderam dizer: morreu uma santa!
Foi sepultada na Capela São José, com a presença de muitas religiosas da cidade e cidades vizinhas. Pelo seu testemunho de humildade, caridade fraterna, fé profunda, amor à Igreja, ao Instituto, totalmente devota do Sagrado Coração de Jesus. Podemos contar com mais uma protetora, no Céu.
Depoimentos
Ir. Maura César - “Morei com Ir. Letícia em Araçatuba. Ela exercia todo tipo de trabalho, desde o mais humilde, com muito amor e carinho. Virtudes em que mais se destacava: caridade e humildade. Trabalhava sobre si mesma e, nas ocasiões difíceis, saia-se com um sorriso contagiante ou uma piadinha. Na sua humildade, procurava ensinar o que sabia e através de seus ensinamentos, fazia um grande apostolado. Era assídua aos atos comuns e alimentava uma grande devoção ao Coração de Jesus e a Nossa Senhora. Demonstrava muito amor ao Instituto e a Madre Clélia. Tratava a todos com muito respeito. Na dor, calava-se”...
Ir. Brígida Campos Cunha - “Como seu próprio nome indica, Ir. Letícia era alegre, comunicativa e sabia cativar com sua simplicidade e modéstia. Conheci-a no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, onde era auxiliar de internato. Ela estava sempre cercada pelas alunas, que lhe queriam muito bem, pela sua bondade, mansidão e simplicidade. Sempre admirávamos sua postura e, entre as alunas, comentava-se como mantinha seus sapatos tão limpos e lustros. Isto fazia parte de sua maneira de ser. De Araçatuba, foi morar em Campos do Jordão. Lá sua maior ocupação eram os pobres, a quem se dedicava diariamente, ensinando costura, catequizando e alfabetizando, além da assistência social. Os pobres tinham grande admiração e amor por ela. Depois de muitos anos de árduo trabalho, dedicação e doação aos mais necessitados, recolheu-se à Betânia, para uma merecido descanso”.