IR. HEMILIA RAMOS

IR. HEMILIA RAMOS

26/06/1919 + 26/11/2007 -------------------------

Biografia

Itinerário

1945

Santa Casa de Misericórdia

Araraquara/SP

1954

Santa Casa de Misericórdia

Campinas/SP

1973

Santa Casa de Misericórdia

Marília/SP

1976

Santa Casa de Misericórdia

S. João da Boa Vista/SP

1977

Santa Casa de Misericórdia

Lins/SP

1983

Santa Casa de Misericórdia

Marília/SP

1986

Santa Casa de Misericórdia

Jaú/SP

1996

Comunidade de Nazaré - Assiso

Campos do Jordão/SP

04/2005

Betânia das Apóstolas

Marília/SP

 

Ir. Hemília se destacou pela sua dedicação, alegria e amor ao próximo. Esquecia-se de si para cuidar de sua Irmã Beatriz. Foi uma pessoa simples e delicada. Antecipava o atendimento à sua Irmã porque adivinhava o seu pedido apenas por sinais. Irmã Hemília era muito brincalhona e amiga de todas. Nada recusava ao que lhe era pedido, era muito tranqüila, serena mesmo diante das exigências do seu trabalho na enfermagem. Nunca ficava nervosa ou agitada. Ela cursou a 8ª série no Colégio das Irmãs Salesianas, em Lins; com grande esforço venceu as dificuldades, pois desejava melhorar sua cultura para atender melhor a sua missão de servir aos doentes. Trabalhou por um prolongado tempo no Centro Cirúrgico. Depois foi transferida para o Pronto Socorro, onde o difícil trabalho exigia muito tempo. A Irmã era de uma fidelidade, espírito de sacrifício e de uma força de vontade invejável. Irmã reservada, mas sabia bem quando podia se abrir e quando deveria manter-se mais reservada. Era muito solicitada. Sempre conseguiu com eficiência realizar todo trabalho a ela confiado; era uma pessoa atenciosa, responsável, eficiente, capaz como profissional, caridosa e sempre pronta para atender a todas, a qualquer hora, servindo e acordo com as necessidades. Tinha bom relacionamento com todas; gostava das coisas no seu devido lugar.

Peçamos ao Coração de Jesus a Nossa Senhora e a Madre Clélia, por quem nutria verdadeiro amor filial, que a acolham junto a Si e que recompensem com a vida eterna, todo o bem realizado enquanto esteve entre nós.

Depoimentos obtidos no dia do velório 

SOBRINHAS DA IRMÃ HEMÍLIA - Conversando com as sobrinhas de Irmã Hemília pedimos que dessem algum depoimento da Irmã. Disseram: “Nossa querida tia Irmã Hemília se foi deixando grande vazio em nossa família! 

Nossos pais sempre mantiveram a união entre nós. Desde pequenas nossas férias sempre foram aguardadas com muita ansiedade. Era o momento de visitarmos nossas tias Irmã Hemilia e Irmã Beatriz, nosso orgulho! Sempre tivemos muita satisfação em contar para as pessoas que nossas tias eram freiras. As duas irmãs de nosso pai, carinhosamente chamavam-no de Maneco. 

Acompanhamos seu trabalho e admirávamos a sua dedicação e amor que dispensava aos doentes, nesses mais de 60 anos como religiosa. Com esse mesmo carinho, Irmã Hemília foi a “mãe” de sua irmã, cuidando da tia Beatriz, que muito precisou dela. 

Temos muito a agradecer as Irmãs que cuidaram de nossa tia Hemília e sempre nos receberam com muito carinho e atenção”.  (Milton, Vilma, Vânia e Vanira).                                       

Perguntando-lhes algo mais sobre o que de bonito viram e aprenderam de Irmã Hemília, disseram: visitando-a na Casa de Saúde Campinas, sabemos que trabalhava no Centro Cirúrgico e onde tivemos oportunidade de observá-la mais de perto. As sobrinhas aprenderam muitas coisas com ela, inclusive sobre assuntos e religião. A família é bem católica e unida. Padre Paulo Toni, considerado seu sobrinho em decorrência das circunstâncias da vida, amava-a muito. Os pais tiveram cinco filhos sendo quatro mulheres e um homem.

Que qualidades perceberam na Irmã Hemília? Na Irmã Hemília sobressaia: dedicação e alegria.

E dela o que aprenderam? Aprendemos especialmente o amor ao próximo. Em sua missão se dedicou muito no atendimento ao próximo. Esquecia-se de si para cuidar de sua Irmã Beatriz. Foi uma pessoa simples, delicada, se anulava em relação a Irmã Beatriz. Em tudo foi sempre dedicada. Era tudo para todos. Antecipava o atendimento à sua Irmã porque advinhava o seu pedido apenas por sinais. Irmã Hemília absorveu o se doar. Foram duas Irmãs de personalidade opostas. Irmã Hemília foi sempre muito presente na vida das sobrinhas. As sobrinhas sempre conversaram sobre as tias. 

Irmã Celeste Yamamoto - Irmã Celeste morou com a Irmã Hemília na Comunidade da Casa de Saúde Campinas. Aí ela trabalhou no Centro Cirúgico por muito tempo. A numerosa comunidade, conduzida por Irmã Eleutéria Tonin era muito unida. Dela faziam parte as Irmãs: Irmã Águeda Gomes, Irmã Verônica Ceschin, Irmã Celeste Yamamoto, Irmã Brígda Carlessi, Irmã Antonieta Rossi da Silva, Irmã Arnalda.Bortolotti, Irmã Maria Casoti, Imã Armanda Roseto, Irmã Terezinha Ortolan, Irmã Biagina Pagani, Irmã Teresa Tamura e Irmã Dionísia Dalla Valle. Às vezes Irmã Eleutéria proporcionava momentos de lazer à Comunidade em Peruíbe, permanecendo por três dias. Irmã Hemília era muito brincalhona e amiga de todas. Nada recusava ao que lhe era pedido.

Irmã Ângela Sbrissia - Conheci Irmã Hemilia aqui na Betânia e percebi ser uma Irmã muito tranqüila, serena. Nunca a vi nervosa ou agitada. Irmã Ângela ajudava-a sempre na alimentação e nunca reclamava ao que lhe era oferecido. 

Irmã Leonilde Veronezi -  Amigas, e entre as duas Irmãs havia mútua confiança e partilha recíproca da vida e do trabalho. Irmã Hemília dedicava-se com alegria aos outros esquecendo-se de si mesma. Ela cursou a 8ª série no Colégio das Irmãs salesiana em Lins; com grande esforço venceu as dificuldades, pois desejava melhorar sua cultura para atender melhor a sua missão de servir aos doentes. Trabalhou por um prolongado tempo no Centro Cirúrgico. Depois foi transferida para o Pronto Socorro, onde o difícil trabalho exigia muito tempo. A Irmã era de uma fidelidade, espírito de sacrifício e de uma força de vontade invejável. Irmã reservada, mas sabia bem quando podia se abrir e quando deveria manter-se mais reservada. Era muito solicitada. Sempre conseguiu com eficiência realizar todo trabalho a ela confiado; tinha apenas o curso de Auxiliar de Enfermagem. Trabalhava o dia todo e íamos juntas, a noite para o Colégio. Seus professores muito compreensivos a incentivaram bastante. Tinha o hábito de estudar em voz alta para memorizar, esse era o seu método particular. O pouco tempo disponível, utilizava-o para rever as matérias do curso. Com esforço e perseverança, superou barreiras e venceu! Nessa época Irmã Glicéria M. Miranda era a Superiora e na Comunidade estavam: Irmã Inês Giolo, Irmã Luzia Aguiar, Irmã Josina Pereira dos Santos, Irmã Leonilde Veronezi e não se lembra o nome das outras. Com a vitória no final do curso, toda Comunidade vibrou com ela partilhando de sua alegria e todas festejaram sua vitória. Quando Irmã Leonilde ficou uma temporada em Campos do Jordão, lá estava a Irmã Hemília e pode observar como a Irmã se dedicava no cuidado de sua Irmã Beatriz; dormia pouco porque sua irmã exigia sua presença e quase sempre, por causa de suas condições de saúde, a retribuição não era das melhores. Vindo para a Betânia continuou dedicadamente cuidando da Irmã. Irmã Hemília nunca se recusou em atender as exigências da Irmã Beatriz, sempre se mostrando disposta e satisfeita em servi-la. Vindo a falecer, em breve Irmã Hemília decaiu fisicamente e estando sob ação de medicamentos, certa vez procurava sua irmã e esta já estava sepultada há tempo. 

Ir. Maria Auxiliadora de Godoy – Teve contato com ela apenas em visita canônica, mas pode constatar que Irmã Hemília era uma pessoa dedicada, responsável, eficiente, capaz como profissional e cuidava com carinho de sua Irmã. A ligação afetiva entre elas era admirável. 

Irmã Fulvia Perin - Morou com a Irmã Hemília na Casa de Saúde Campinas. Aí ela trabalhava no Centro Cirúrgico. As duas Irmãs se queriam muito bem; era admirável o amor entre as duas. Pertenceu a uma família muito unida e com freqüência recebia visita dos familiares e todas partilhavam do que elas recebiam. Na Comunidade Irmã Hemília era silenciosa, mas com sua Irmã conversava mais. 

Irmã Delurdes Vendramin – Em Jaú Irmã Hemília era responsável pelos doentes pensionistas. Também aí a sua atuação como Apóstola e Auxiliar de enfermagem se azia notar pela sua dedicação e presteza em servir. De Jaú foi transferida para Campos do Jordão para cuidar de Irmã Beatriz, sua irmã. Cuidava dela ficando em sua companhia até que dormisse. Sempre foi muito silenciosa. Irmã Hemília cuidou de sua irmã durante vinte anos. 

Irmã Catarina Gardin – Morou com ela em Campos do Jordão e muito fez para a Catarina que estava com problemas de saúde (ainda nãoera religiosa). Pode observar diretamente sua dedicação e presteza em servir, sua bondade em ouvir em suas necessidades.  Ela cumpria religiosamente a ordem médica. Irmã Hemilia tinha se fortalecia na oração. Mesmo com tanto trabalho que tinha, nunca deixava de rezar, pois sabia administrar o seu tempo. Perguntando à Irmã Catarina o que mais lhe chamou a atenção, respondeu: Tinha muita paciência com sua Irmã e com as demais também. Retribuía com agrado as vezes que sua irmã não a tratava bem. Quantas vezes Irmã Hemília levantava à noite para atender a Irmã Beatriz!  

Irmã Liduina Gardin – Irmã Hemília era caridosa e sempre pronta para atender a todas a qualquer hora servindo e acordo com as necessidades. Tinha bom relacionamento com todas; gostava das coisas no seu devido lugar. Sempre presente nos momentos comunitários, com exceção quando sua irmã exigia sua presença.    

Irmã Verônica Ceschin - As duas vezes que morou com a Irmã Hemília na Casa de Saúde Campinas, notou ser uma Irmã muito feliz, alegre amiga de todas, ser uma pessoa boa, incansável, brincalhona, boas nas piadas engraçadas, muito disponível para o que fosse preciso. Um dos médicos Dr. Celsio gostava de levar as Irmãs para um passeio de barco que ele mesmo remava e a Irmã Hemília sabendo do passeio, dizia: “Na me deixem em casa”.  Os médicos gostavam muito dela e das demais Irmãs também. Perguntei-lhe: o que mais na Irmã Hemília lhe chamou atenção? Não fazia diferenças entre as Irmãs da Comunidade; aproximava-se de todas indistintamente. Fazia muitas brincadeiras com a Irmã Priscila Stefani e Irmã Biagina Pagani.