IR. ENRICHETTA ODDONE

IR. ENRICHETTA ODDONE

25/06/1898 + 22/04/1985 -------------------------

Biografia

Ao ver-se escolhida para as missões, Irmã Henriqueta agradeceu a Deus Pai e louvou o Coração de Jesus por esse momento significativo. Ela desejava anunciar a todos que Deus é Amor e que o Coração de Jesus é uma porta aberta para acolher, remir e salvar a todos que Dele se aproximam.

No Brasil, iniciou seus trabalhos apostólicos no Hospital Matarazzo, em São Paulo/SP, auxiliando na cozinha e rouparia. Depois, foi para a Freguesia do Ó, em São Paulo/SP, dedicando-se a trabalhos caseiros e aos estudos. Em 1926, continuou os estudos em Curitiba/PR; e, em dezembro do mesmo ano foi nomeada Vice Mestra do Noviciado, tendo sido transferida para São Paulo/SP, à Rua Abílio Soares.

Em maio de 1932, assumiu o cargo de Madre Mestra e nele permaneceu até 1970, acompanhando as Noviças em todas as mudanças do Noviciado, tanto para Vila Pompéia, São Paulo/SP, como para Espírito Santo do Pinhal/SP. Desempenhou com grande dedicação, amor e responsabilidade, durante 38 anos, a difícil missão da formação inicial, incutindo, nas noviças, entranhado amor ao Sagrado Coração de Jesus, à Igreja e ao Instituto e uma devoção especial à Santíssima Trindade, a Nossa Senhora, Virgem Fiel e a Nossa Senhora da Santíssima Trindade. Esteve na Itália, como Delegada aos capítulos gerais de 1950 e de 1962.

Com saúde debilitada e necessitando de um bom tratamento, passou a integrar a comunidade da Santa Casa de São João da Vista/SP, dedicando-se à visita aos doentes, à catequese, ao apostolado da boa palavra e à oração.

Com a inauguração da Betânia, em Marília/SP, Irmã Henriquetta para lá foi transferida e, embora ainda com saúde muito debilitada, aplicou-se às tarefas de sacristã, tendo sob sua responsabilidade a capela,  os cuidados dos vasos sagrados e das alfaias, só deixando essa responsabilidade um ano antes da morte, pois quis trabalhar até o fim. Com quanto amor se dedicava a esse trabalho bem perto de Jesus! No tempo de sua permanência na Betânia, em Marília, foi exemplo vivo de verdadeira e autêntica Apóstola. Nos tempos livres, suas mãos habilidosas dedicavam-se ao crochê e ao tricô, preparando pequenos enxovais para crianças pobres. Era atenciosa com suas postulantes e noviças, e agora dedicava carinho e atenção às coirmãs idosas e necessitadas de uma presença amiga e animadora.

Os achaques chegaram também para ela, mas tudo oferecia ao Senhor, e preparava seu coração para o encontro com o Esposo divino, a quem dedicou todos os momentos de sua existência. Já não tinha forças para se levantar. Permanecia no quarto, sempre em oração, acolhendo com alegria, delicadeza e gratidão as pessoas que a visitavam e as Irmãs que dela cuidavam. No dia 21 de abril, seu estado de saúde agravou-se, passando o dia e a noite com sinais de grande sofrimento, porém sempre lúcida. No dia 22, às 11 horas, com um profundo olhar para as Irmãs presentes, entregou sua alma ao Senhor.

Muitas Irmãs se fizeram presentes aos funerais, velando-a dia e noite, especialmente suas ex-noviças que queriam prestar-lhe a última homenagem. Após a Missa de corpo presente, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Marília e pelo Capelão da Betânia, participada por um número bastante significativo de Apóstolas das duas Províncias brasileiras e por Religiosas de outras congregações residente em Marília, foi sepultada na Capela São José. Sua morte foi sentida por todas as Apóstolas. Todas, no entanto, puderam perceber a paz, a alegria e a conformidade que nela reinavam, indicando-nos que só Deus Uno e Trino, está toda a razão do viver humano. O Sagrado Coração de Jesus, por meio da Virgem Maria, a introduza no seio da Santíssima Trindade.

Ir. Lourdes Baptista FerreiraIr. Henriqueta foi minha mestra do noviciado. Muito aprendi com ela, principalmente amor e dedicação a Jesus e Maria e ao Instituto.

Obs.: Outras informações e depoimentos, podem ser encontrados no Livro “Nas sendas do Mestre”, da Coleção Coração Multiplicado, EDUSC – Bauru/2000.