Ir. Valentina Scolaro

Ir. Valentina Scolaro

30/11/1906 – † 30/09/1995 -------------------------

Biografia

Movida pelo impulso missionário, Ir. Valentina, logo após a sua consagração ao Senhor, como Apóstola do Amor, segue seu zelo ardente e enfrenta o desconhecido, o novo e o distante. Sim, é no Brasil que seu jovem coração encontrou terreno para a doação, a imolação e a fé.

Seu primeiro campo de missão foi na Santa Casa de Jaú/SP. Durante vinte e cinco anos, soube testemunhar sua adesão ao Amor, através do silêncio de uma vida humilde e escondida no serviço da cozinha e, posteriormente, como enfermeira, na solidariedade com o irmão sofredor, no alivio do doente.

Abnegada, paciente e dedicada, levou, com grande responsabilidade, os trabalhos que lhe foram confiados. Exerceu a missão na área de Enfermagem, também nos hospitais de São Paulo,SP e Marília,SP. Com mais generosidade, grande interesse e muito espírito de sacrifício, durante trinta anos, assumiu a responsabilidade dos departamentos da Lavanderia e Rouparia da Obra Assistencial-“Lar dos Velhinhos Dr. A Barreto”, em Mococa,SP.

Os últimos doze anos de sua vida foram transcorridos na oração, na adoração, na humilde oferenda de sua vida, entre as coirmãs na Betânia em Marília,/SP, onde, após um tempo de silêncio, de sofrimento e imolação, como viveu, transpôs o limiar desta vida, na paz e tranquilidade, com a assistência caridosa e fraterna das Irmãs, aos 89 anos de idade e 66 de vida religiosa.

Fiel seguidora de Madre Clélia, verdadeira Apóstola, espalhou entre nós, em nossa Pátria, a devoção e o amor daquele Divino Coração, que ela tanto amou.

Depoimentos

Ir. Efigênia Peixoto - Ir. Valentina trabalhava no Asilo de Mococa e atuava na lavanderia e toda roupa lavava manualmente, pois não tinha os recursos mecânicos de hoje; nem por isso se queixava, mas sempre se dedicou  valentemente. Nunca se queixava, não havia funcionário para ajudá-la. Irmã Valentina rezava muito, e sempre paciente assumia tudo. Ela era portadora de uma deficiência física, tendo uma perna mais curta, porém não a impedia de executar as atividades a ela confiadas.

Comunidade de Águas da Prata - Irmã Valentina trabalhou com os indigentes e era de muito de sacrifício. Foi realmente santa. Certa vez levou a Sagrada Comunhão para um doente que logo em seguida a vomitou e ela com a língua pegou a Sagrada partícula. Sempre foi dedicada com os doentes e de bom relacionamento com todos. Sempre trabalhou na Enfermagem.

Ir Alzira Carolino de Sá - Ir. Valentina trabalhou um tempo na rouparia. Era prestativa, amável e trabalhadora. Nas refeições passava vinho para Irmãs.